[GTER] Bloquear SPAM - uma tarefa impossíve l?

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Thu Aug 5 15:27:57 -03 2004

Fabiano wrote:

> efetivamente ...
> se fosse um ftp de 1 Mb para cada requisição ... seria inviável!

Eu chego ao ponto de usar verificação reversa, ou seja, se o servidor do dominio
do remetente aceita email de volta com ele como destinatário.  Mas é só uma vez,
pois depois entra em white-list.  O postfix faz isso fácil, facil, e acredito
que o qmail tb.

> mas sendo um DNS request ...(em princípio) não trará problemas .
>
> PS:só fico pensando com meus botões em *quanto* este tráfego dns pode
> aumentar...

Gracas aos DNS erroneamente configurados, e reversos inexistentes, já existe
muito mais tráfego DNS do que deveria ser necessário.