[GTER] Dois Links redundantes

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Tue Aug 3 17:50:21 -03 2004

Lao DanTong wrote:

> [...]
> dois endereços, um em cada rede, para dividir carga de outros serviços,
> por exemplo,
>
> sss	in	a	<ip-da-embratel>
> 	in	a	<ip-da-impsat>
>
> e automaticamente 50% das conexões virão por cada lado, no entanto é
> necessário ficar claro que se um enlace pifar, 50% da conexões vão FALHAR,
> porisso este não é um esquema redundante, só divide tráfego. também é
> preciso entender vai acontecer de um cliente da embratel vai conectar no
> servidor pelo endereço da impsat em 50% dos casos, e vice versa.

     Dá para fazer uma implemntação de redundancia e balanceamento tb.
Mas para isso voce precisa de dois servidores DNS com dados diferentes.
  Um deles tem somente os IPs do link A, e o outro só com IPs do link B.
  O algoritmo de busca do mais próximo vai escolher qual deles usar, e
com isso temos balanceamento por procimidade (nunca por carga).  Se um
deles falhar, esse mesmo algoritmo de proximidade vai pegar os dados do
outro, e resolver com um IP que funciona, embora não seja o ótimo.

Deixa eu ver se consigo exemplificar:

zona: provedor.com

www	IN	NS	ip.ebt
	IN	NS	ip.impsat

zona: www.provedor.com, lado ebt

@	IN	A	ip.ebt

zona: www.provedor.com, lado impsat

@	IN	A	ip.impsat

> meu conselho, se teu acesso for confiável (voce tem um registro de
> 'outages'?) esquece essa coisa de redundância.

Ou vai para BGP.