[GTER] Dois Links redundantes

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Aug 3 16:57:05 -03 2004

On Tue, 3 Aug 2004, Marcio R. Paladini wrote:

> Tenho um link embratel e um link impsat meu Firewall faz nat
> dos enderecos da DMZ entao gostaria de ter redundancia de
> servidores validos
>
> Exemplo:
>
> WWW com endereco 200.embratel e 200.impsat
>
> quando um link cair o outro assume
>
> qual a melhor pratica para fazer isto...

ter um sistema autônomo e endereços IP próprios e fazer o roteamento por
BGP-4.

mas cuidado! muitas vezes a tal redundância é ilusória! verifique antes se
não estão ambos os enlaces compartilhando meios (dutos, fibras, etc.).

> Eu tava pensando assim
>
> DNS primario embratel
> DNS sec impsat
>
> e dai a proprio registro br resolve isso por mim

nada a ver, apenas voce vai dividir a carga de tráfego DNS. Voce pode por
dois endereços, um em cada rede, para dividir carga de outros serviços,
por exemplo,

sss	in	a	<ip-da-embratel>
	in	a	<ip-da-impsat>

e automaticamente 50% das conexões virão por cada lado, no entanto é
necessário ficar claro que se um enlace pifar, 50% da conexões vão FALHAR,
porisso este não é um esquema redundante, só divide tráfego. também é
preciso entender vai acontecer de um cliente da embratel vai conectar no
servidor pelo endereço da impsat em 50% dos casos, e vice versa.

> to certo ou to no caminho errado...

meu conselho, se teu acesso for confiável (voce tem um registro de
'outages'?) esquece essa coisa de redundância.