RES: [GTER] Problemas com o Terra - Spamcop

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Apr 30 14:52:35 -03 2004

On Fri, 30 Apr 2004, Alexandre E. Knorst wrote:

> Ola Antonio,
>
>          Discordo contigo ..
>
>          Pois, muitas vezes o provedor oferece conectividade a Internet,
> utilizando uma parte de sua propria rede (classe IP's) para disponibilizar
> aos seus clientes, porem, muitas vezes o provedor nao tem acesso aos
> servidores e estrutura que o cliente utiliza, neste caso, nao eh justo o
> provedor inteiro ser penalizado.

e eu discordo da tua discordância.

quando um provedor delega um bloco cidr para um cliente ele deve registrar
essa delegação no banco de dados do LIR (registro.br, no caso) de onde vieram
os IPs. Com isso, se algum abuso vier dos IPs delegados, os cachorros serão
soltos sobre o cliente, não o provedor.

só que há provedores que não sei por que razão não fazem essa delegação e
depois pagam o pato pelo que não fizeram. A coisa é simples, se voce ceder um
bloco de IPs para terceiros, registre o fato. o registro.br tem uma interface
fácil e simpática para isso, não requer prática nem tampouco habilidade. e
voce pode revogar essa delegação a qualquer momento. assim quando alguém fizer
'whois xx.xx.xx.xx' para descobrir o dono do IP malfeitor, vai chegar no lugar
certo.