[GTER] Legislação sobre DDoS

Marcio Gomes mpglista at microlink.com.br
Mon Apr 26 09:32:04 -03 2004

Mauro,

Ate' onde sei, a legislacao contra qq crime digital no Brasil e' fraca,
na questao dos (D)DOS se a origem for distribuida
e' praticamente impossivel identifica-la.

Atualmente existe um DOS que chega p/ voce em pacotes UDP fragmentados e
literalmente "entope" seu link(s) por
onde o mesmo passa. Aqui normalmente a origem e' real, mas sempre de
maquinas comprometidas.

Uma integracao maior entre backbones, politicas de BlackHole mais
eficientes etc.. talvez seja uma solucao tecnica
bem mais eficiente do que as medidas legais que podem ser tomadas,
entretanto essa e' uma luta que tem se demonstrado
muito dificil de se chegar a um acordo global, acontecendo na realidade
uma serie de iniciativas Pontuais que terminam
por estimular que a cada dia tenhamos mais e mais ataques do tipo, uma
vez que o tempo de resposta medio a este
tipo de problema tem tornado efetivo esse tipo de inciativa de ataque

[]s
Marcio