[GTER] [off-topic] Provedor DIALUP

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Fri Apr 23 13:14:30 -03 2004

>  Gostaria de saber se alguem da lista poderia me informar com total
> certeza e conhecimento oque e nescessario para montagem de um provedor
> de conexão dialup.

Desapego material ? :-)

> a solução que estou em precisando montar deverá ser +/- a seguinte.
>
>  * Usuários cadastrados em banco de dados (MySQL ou PsQL)
>  * Os usuários ao se conectar devera acessar apenas uma unica e
> exclusiva PAGINA WEB.
>  * Deveram atribuir ip da rede interna e não ip válido.

É praticamente um HotSpot dial.

> O que e preciso? tanto a nivel de máquinas, modems, hardware, etc...
> ficaria muito grato se alguem pudesse me ajudar de verdade, ou ate
> livros, sites, etc...
> falando sobre o topico!

Componentes:
. 1 RAS de acesso digital com n x 30 linhas (Portmaster 3, Lucent Ascend
Max, Cisco AS 5x00 etc.)
. 1 máquina Intel rodando Linux (Pode ser FreeBSD, mas o software que cito a
seguir é para Linux) com 1 placa de rede
. 1 cabo de rede
. 1 software de autenticação/bilhetagem Radius (FreeRadius, Cistron Radius -
mesmo que seja apenas para dar OK nos auth e guardar accounting)
. 1 software de controle de web login como o NoCat (http://www.nocat.net)
. 1 BD para armazenamento de dados como o MySQL (http://www.mysql.org)

. 1 placa serial síncrona para ligação com o backbone (como a da Cyclades,
http://www.cyclades.com.br)
ou
. 1 pequeno hub ou switch para ligação via Ethernet com um roteador, modem
ADSL ou o que quer que forneça o acesso Internet para essa instalação

Rubens