[GTER] Re: Re: verisign hijack *.net

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Mon Sep 22 08:38:21 -03 2003

Prezado Giordani,

On Mon, Sep 22, 2003 at 03:48:13AM -0300, Giordani Rodrigues wrote:
> [...]

A resposta da Verisign esta' muito bem construida; eu pessoalmente nao
engulo essa estoria de "ajudar os frustrados usuarios inexperientes"...

De qualquer forma, fui checar minha alegacao inicial de que a Verisign
estaria violando especificacoes tecnicas do protocolo do DNS; para isso,
Estive lendo o texto da peticao ao ICANN a esse respeito, localizada em
	http://www.petitiononline.com/icanndns/petition.html
, e la' afirmam que os atos da Verisign estao violando a natureza
autoritativa do DNS, mas nao mencionam diretamente nenhuma RFC. Outro
documento a respeito, o comentario do IAB em
	http://www.iab.org/documents/docs/2003-09-20-dns-wildcards.html,
tece uma serie de consideracoes contrarias `a pratica da Verisign mas
tambem nao aponta nenhuma violacao frontal ao protocolo.

Fiz por minha conta uma varredura rapida nas RFCs principais do DNS
(RFC1034 e RFC1035) e nao encontrei la' nada que fosse frontalmente
violado pelo fato da Verisign ter definido RRs e MXs de '*.com' e '*.net'
apontando para seus servidores de WWW e SMTP, respectivamente.

Sera' possivel que essa pratica da Verisign, apesar de obviamente *errada*
(no sentido de obviamente prejudicar a Internet como um todo em troca de
vantagens unicamente para a propria Verisign), seja *legal* (pelo menos
do ponto de vista do especificado nas RFCs)?

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)