[GTER] Bloco novo!!! Spam velho!!!

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Mon Sep 15 12:19:27 -03 2003

Durval,

On Mon, Sep 15, 2003 at 12:00:54PM -0300, Durval Menezes wrote:
> Prezado Frederico,

[...]
> [...]
> (que foi proxima do inicio da Internet comercial no Brasil) quase de
> imediato foram usados blocos /24 que variavam de 200.128 a 200.255,
> livremente.
>
> Porque picar em /12 desta vez?
>
> Outro detalhe interessante e' que, para enderecos correspondentes
> a blocos seguintes ao 201.0/9, o Whois do LACNIC afirma somente que:
>
> 	% Unallocated and unassigned in LACNIC block: 201.17.0.0
>
> Se o bloco (assim como o petroleo e a copa do mundo) ja' e' nosso,
> nao era para constar uma referencia sobre a reserva no Whois?

Não é picar. É justamente uma estratégia para não ter que o fazer no
futuro.

A estratégia de alocação do bloco 201 é a seguinte:

 201.0/9                            201.128/10       201.192/10
|----------------------------------|----------------+-----------------|
 Brasil                             México                          AL

A primeira metade é reservada ao Brasil e alocada do início para o
final. A segunda metade é divida novamente e alocada no primeiro
pedaço do início para o final ao outro NIR e a última metade do final
para o início aos clientes diretos do LACNIC.

Esta estratégia permite que caso o consumo seja maior em alguma região
possa-se estender o bloco ainda continuamente, dai a não existência de
reserva explicita no whois pelo LACNIC. Ela foi montada pelo LACNIC
baseada nos históricos de alocação da região.

[]s
Fred