[GTER] Bloco novo!!! Spam velho!!!

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Mon Sep 15 12:00:54 -03 2003

Prezado Frederico,

On Mon, Sep 15, 2003 at 10:25:20AM -0300, Frederico A C Neves wrote:
> On Mon, Sep 15, 2003 at 05:49:02AM -0300, Durval Menezes wrote:
> [...]
>
> /9, 200.128/9.

Sem duvida, desculpe o erro de digitacao; veja que no topo deste mesmo email
cito explicitamente o /8:

	Pela primeira vez (tirando os antigos /16 das universidades) vejo um
	endereco alocado no Brasil fora do tradicional 200.128/9.

> A reserva atual no LACNIC é do mesmo tamanho que o
> espaço anterior, 201.0/9. Prefixos de 12 bits serão agregados ao bloco
> do NIR brasileiro conforme a necessidade.

Hummrmrmr... Ok, obrigado pelo esclarecimento. De qualquer forma, me
parece que a alocacao do 200.128/9 foi feita em um bloco so', nao e'
mesmo? Na epoca nao havia LACNIC, mas me lembro que na sua alocacao
(que foi proxima do inicio da Internet comercial no Brasil) quase de
imediato foram usados blocos /24 que variavam de 200.128 a 200.255,
livremente.

Porque picar em /12 desta vez?

Outro detalhe interessante e' que, para enderecos correspondentes
a blocos seguintes ao 201.0/9, o Whois do LACNIC afirma somente que:

	% Unallocated and unassigned in LACNIC block: 201.17.0.0

Se o bloco (assim como o petroleo e a copa do mundo) ja' e' nosso,
nao era para constar uma referencia sobre a reserva no Whois?

> Nenhuma das duas. Para a primeira veja o material referente abaixo.
>
> http://www.potaroo.net/iepg/july-2003/v4.pdf

Interessante o artigo... confortadora (e, apesar das ressalvas, me
parece razoavelmente "precisa") a estimativa que o espaco IPv4 so'
ira' se esgotar em 2019 no pior dos casos...

Obrigado pelos esclarecimentos, Frederico.

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)