[GTER] Fwd: Emails com MTA diferente do sender sendo bloqueados pelo UOL

Marcio Merlone mm at surf.com.br
Mon Oct 13 09:27:45 -03 2003

On Fri, 10 Oct 2003 18:33:53 -0300
jonny at jonny.eng.br (Joao Carlos Mendes Luis) wrote:

>     Então por causa dos que não fazem o que deveriam, devemos aceitar
> configurações erradas?

Não utilizar smtp autenticado é configuração errada? Não acredito que
tenha sido isto que vc quis dizer, mas é o que parece.

>     Não foi isso que eu quis dizer.  Eu falei DNS puro, não RBL.  Se o
> cara estiver registrado corretamente no DNS, com reverso correto, e MX
> certinho, vai ser aceito.  Na primeira besteira, cai numa blacklist
> com o nome do DNS, e esse vale ouro, não vão deixar queimar à toa.

Isto já não é efetivo hoje. Mas a idéia acima parece boa para um futuro
apocalíptico não muito distante. Tratar o email como se tarta um
firewall. Nega tudo e vai abrindo conforme confirme-se a qualidade do
smtp.

O problema do spam realmente vai inviabilizar a net e me pergunto também
se não seria o caso de uma nova implementação de smtp, algo como um
smtpV2, com maiores controles, talvez algo com uma instituição que
fornecesse uma chave segura reconhecida concomitante com uma consulta de
DNS semelhante a RBL, e somente seria aceito tráfego de smtp a partir de
servidores que possuam a dita chave E confirmação por DNS da tal
isntituição. Em caso de abuso, o smtp seria delatado à dita instituição
que o removeria do DNS de autorização. Pronto.

O chato é ter que pagar uma instituição para ter a tal chave, mas já
fazemos isto hoje para ter alguma segurança no http... :(

O que sai mais barato: pagar uma(s) chave(s) ssl ou montar um cluster de
máquinas para fazer filtragem de spam e ter reclamação dos clientes
pelos falso positivos?

--
Marcio Merlone