[GTER] Fwd: Emails com MTA diferente do sender sendo bloqueados pelo UOL

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Fri Oct 10 17:58:28 -03 2003

Daqui a pouco vão achar que fui contratado pelo UOL.  Não fui...   ;-)

Somebody told me that Marcus Grando said:
> A única coisa que não entra na minha cabeça ainda é: Um usuário
> manda email para um cliente de vocês na UOL, e o mesmo não recebe
> esse email.  O cliente de vocês liga para o suporte e pergunta o que
> aconteceu com o email do fulano?
> O suporte vai responder que era SPAM um email legítimo? Ou vai falar
> assim? "Avisa para a pessoa que está tentando te mandar um email,
> que agora só recebemos email @dominio se for enviado pelo webmail".

    Quando isso acontece comigo, digo que o usuário tentou fazer algo
inválido, ou que o servidor DELE está mal configurado.  Na prática é
verdade.  O Yahoo oferece um serviço de WebMail.  Você deveria usar o
WebMail para ler e enviar mensagens.  Se o Yahoo fosse um provedor,
seria outra história.

    Além disso, todo o problema em questão já havia sido pensado, de
forma sutil.  O From é do ISP do usuário, mas o Reply-To: pode ser
para o Yahoo.  O resto será sumariamente filtrado.  Eu gosto disso.
:-)

> O que vocês vão alegar quando perguntarem: "cade meu email que meu amigo
> meu enviou?"

    Devolvido por falta de selo.

> Ou o cliente de vocês vai receber uma resposta assim: "avisa para o
> seu amigo que a gente não quer que ele te mande mais email."

    Avisa o seu amigo que o cliente de email e/ou o ISP dele estão
fora das normas e por isso estão bloqueados.

					Jonny

João Carlos Mendes Luís			jonny at jonny.eng.br
  Networking Engineer			jonny at coe.ufrj.br