[GTER] Servidores

Celso J. Paganelli webmaster at activenet.com.br
Thu Oct 9 10:52:56 -03 2003

Tenho observado algumas discussões nesta conceituada lista nos últimos dias, e gostaria de tecer um comentário:

Não seria possível, alguém da lista, ou a formação de um GT, para criarem um documento passo a passo de como criar uma zona de DNS, com todas as suas caraterísticas?

Isso teria de ser feito em uma linguagem básica, sem muitos termos técnicos, para que pudéssemos divulger aos quatro ventos...

Vejam, falo isso pq conheço várias pessoas que são técnicos em empresas e até mesmo provedores que não tem domínio sobre as RFCs e boas práticas a serem realizadas. E estas pessoas também não querem ficar "perdendo tempo" estudando centenas de documentos para uma correta configuração. Ou seja, se está funcionando, "está bom".

Acredito que um documento, bem redigido e direcionado, independente de plataforma e servidor usado, que não consumiria muito tempo para ser feito, com todas as sugestões dos experientes engenheiros desta lista, contribuiria muito para um aperfeiçoamento da rede internet brasileira.

Muitas pessoas querem corrigir os seus problemas, mas não tem tempo ou condições técnicas de fazê-lo. Acredito que agindo desta forma, estaremos ajudando estas pessoas a resolverem os seus problemas, mas também estaremos nos ajudando, principalmente a combater o SPAM.

Não tenho a intenção de criar debates se é obrigação ou não das empresas fazerem isso e qual SO cada um deve usar. Meu objetivo é ajudar os administradores de rede inexperientes e consequentemente ajudar a nós mesmos.

Celso Jefferson