[GTER] Fwd: Emails com MTA diferente do sender sendo bloqueados pelo UOL

cribeiro at mail.inet.com.br cribeiro at mail.inet.com.br
Wed Oct 8 12:39:45 -03 2003

Márcio,

Não tenho como verificar no momento se o que você afirma estaria realmente
ocorrendo. Mas se estiver, é realmente algo de assustar. Mesmo porque há
casos em que esta política vai se mostrar impossível de manter.

Como você disse, a figura do 'relay legítimo' é importante para o
funcionamento da Internet. Sem ele, como é que ficam os casos das inúmeras
empresas que contratam serviços de email do tipo "minhaempresa.com.br"?
Não conheço nenhum provedor que venda estes serviços com um IP apenas para
cada um dos domínios virtuais vendidos.

Sem dúvida nenhuma, ou alguém errou feio na configuração, ou então se
achou muito esperto e não se deu ao trabalho de verificar o que é que
estava fazendo.

E finalmente... volta e meia fala-se no risco de balcanização da Internet
- protocolos "customizados" por empresas de grande porte, protocolos
proprietários... mas no fim, ainda acho que no fim todos tem que ceder,
para não perder a ligação com o resto do mundo. Acho que é isso que vai
acontecer agora com o UOL.

Carlos Ribeiro
cribeiro at mail.inet.com.br