[GTER] IPv6 (Era: [Off-Topic] Filme Matrix Reloaded mostra nmap e exploi t de SSH)

Alexandre L. Grojsgold algold at rnp.br
Mon May 26 10:55:22 -03 2003

> Sobre a exaustão de endereços IPv4, há diversas teorias de datas...
> A que mais tenho visto, é que isso dar-se-ia entre 2010-2012.

Sem dúvida, a adoção do IPv6 resolverá por muito tempo o problema de
escassez de endereços IP únicos e roteáveis.

O que não vejo discutido com a devida frequencia é como se pretende lidar
com a roteabilidade global desse número fantasticamente maior de prefixos.
Até onde sei a arquitetura do IPv6, por si só, não traz resposta para
isso.

> Lembre-se também que a interoperabilidade entre IPv4 e IPv6 não envolve
> apenas mecanismos de tradução na camada 3. Muitos protocolos carregam
> informação de endereçamento no payload, e essa será a maior dor de cabeça
> pra operações pioneiras na adoção do IPv6: lidar com essas
> incompatibilidades.

Entretanto, sabemos que hoje uma parte substancial da chamada "internet"
na verdade funciona atrás de NATs, com endereços não roteáveis. Isso traz
alguns problemas, como citados acima, mas parece-me que os NATs atuais são
capazes de resolver quase todos as incompatibilidades, a ponto de usuários
comuns setirem-se confortáveis em estarem atrás de NATs.

Eu mesmo uso "Internet" banda larga, de minha casa, com endereço 192.168,
e dado o preço e desempenho, sinceramente não tenho razões para queixas.

Então, pergunto: porque todo esse pessoal que usa NATs não adota IPv6 em
suas redes não roteáveis? Se é para ser não roteável, não é verdade que
tanto faz usar IPv4 ou IPv6 na rede interna? E ainda aproveitar da
caracterítica de auto-configuração do V6 (sempre esquecida nas listas de
features e vantagens, mas bastante interessante) ?

Alexandre.