[GTER] IPv6 (Era: [Off-Topic] Filme Matrix Reloaded mostra nmap e exploi t de SSH)

Andre-Gustavo Albuquerque gustavoa at nortelnetworks.com
Sun May 25 12:19:31 -03 2003

-----Original Message-----
From: Silmar A. Marca [mailto:marca at grupogsn.com.br]
Sent: Saturday, May 24, 2003 6:53 PM

> Discordo, uma vez que o ipv6 é ainda ´beta´ e em estudo. Ele
> pode demorar um pouco, mas vai sair. Primeiro pelo fato da
> disponibilidade de IPS estar estimada pra acabar logo. Segundo
> pelas propriedades do mesmo (cryptografia na camada de rede,
> qos/tos, flags novas, compatibilidade IPv4 etc etc...)

Uh...
Deve sair, mas não pelos motivos expostos nos parêntesis, que,
sinceramente, são irrelevantes no momento atual.

1. Criptografia na camada de rede:
   - vc deve estar estar brincando, certo? A base dessa implementação vem do
IPSec, e o problema chave de escalabilidade de certificação e distribuição
de chaves é o mesmo do IPv4.

2. qos/tos: foi incorporada pelo IPv4, não há diferenciação real na adoção
do IPv6 nesse sentido.

3. flags novas: uh... pra quem gosta de brinquedo, é uma boa oportunidade
pra brincar de flags... Mas, a questão central seria: qual o problema
resolvido pelas flags novas, apenas por elas?

O que deve realmente fazer com que o IPv6 seja adotado rapidamente é um
conjunto de fatores:
a) Redes UMTS/GPRS e CDMA2000 tem no IPv6 um requisito obrigatório para
futuras releases;
b) Redes do Japão tem que suportar IPv6 por decreto ministerial;
c) Polarização política sobre o controle americano da ICANN na distribuição
dos blocos; Europa e Ásia não gostam nada disso.

Sobre a exaustão de endereços IPv4, há diversas teorias de datas...
A que mais tenho visto, é que isso dar-se-ia entre 2010-2012.

O grande problema que vejo atualmente no IPv6 é que tecnologias wireless
estão forçando a sua adoção, mas ainda existem questões sérias sobre o
suporte à Mobile-IP no IPv6. Enquanto isso não for resolvido, a sua adoção
ainda vai transcorrer num ritmo mais lento, e sem tanta força quanto seria
possível com o suporte à MIP.

Lembre-se também que a interoperabilidade entre IPv4 e IPv6 não envolve
apenas mecanismos de tradução na camada 3. Muitos protocolos carregam
informação de endereçamento no payload, e essa será a maior dor de cabeça
pra operações pioneiras na adoção do IPv6: lidar com essas
incompatibilidades.

Gustavo Albuquerque