[GTER] Spam vindo do relay

Paulo R. S. Araújo paulorsa at irapida.com.br
Wed May 21 22:38:44 -03 2003

On Wed, 21 May 2003 18:06:50 -0300
"Rubens Kuhl Jr." <rubens at email.com> wrote:

> Eles tem IP fixo ou variável ? Se for IP fixo, filtre-os no tcp-server do
> qmail.
> Eles tem que se autenticar ? Corte o login deles...

a rede funciona assim tem uma rede 192.168.algumacoisa.algumacoisa num predio com 10 ou + clientes
e faz nat desses clientes de maneira que chega no servidor de smtp com o ip do predio por isso eu naum posso bloquear o ip que tah fazendo spam pq vou acabar bloqueando o ip de outros clientes que naum tem nada a ver com o caso!

mas gostei da ideia de autenticar. jah pensamos tb em mudar o contrato de maneira que possibilite bloquear a pessoa no smtp