[GTER] Internet pela rede elétrica II

Antonio Augusto de Cintra Batista antonio at interprov.com.br
Sun May 18 07:37:19 -03 2003

Em 1988/1989, meu trabalho de mestrado foi projetar e construir a
camada física de um aparelho para comunicação de dados pela IEL
(Instalação Elétrica Local). Não cheguei a concluir o mestrado por
problemas pessoais na época, mas obtive alguns resultados com um
par de aparelhos, cada um deles conectado à IEL e à porta serial
de 1 microcomputador, e comunicando no modo half-duplex:

1. O dígito binário era transportado por uma portadora usando
modulação FSK (uma das mais simples para começar os testes), e
demodulado no receptor.

2. A 10 Kbps a cerca de 50m, e numa IEL com muito ruído (laboratório
com lasers, motores elétricos e muitas emendas de fio), não havia
erro observável. Nas mesmas condições, a 1 Mbps observava-se
reflexão do sinal nas emendas de fio e maior atenuação, o que
diminuía o alcance e introduzia uma taxa de erros.

Meu aparelho era muito simples, constava basicamente de: o
acoplamento / desacoplamento com a IEL era feito com 2 capacitores
cerâmicos de alguns nF, ligados em série (de um lado de cada
capacitor, a fase ou o neutro da IEL, e do outro lado vinha o restante
do aparelho); um filtro do tipo passa-alta; um limitador de tensão;
um modulador / demodulador FSK, com amplificador; um acoplador óptico
(para proteger a porta serial do micro contra surtos de tensão na
IEL); e finalmente o circuito de interface com a porta serial do
micro. Talvez eu não tenha mais disponível o projeto do circuito
eletrônico, mas todos os módulos descritos acima são amplamente
conhecidos e divulgados até mesmo em revistas populares de eletrônica.
Se alguém precisar, posso tentar ajudar a dar continuidade a este
trabalho. Afinal, recebi bolsa de mestrado por 2 anos, alguma coisa
gostaria de dar em troca, além dos 6 anos sofridos de professor sem
titulação, no passado.

Os resultados sugerem que é possível de se obter melhores resultados,
atuando-se por exemplo: num processo de modulação mais apropriado
(spread spectrum, talvez); em técnicas analógicas e/ou digitais de
cancelamento de eco.

O aparelho que construí foi até a camada física, ficou faltando a
camada de enlace (tratamento de colisão, endereçamento, segurança no
compartilhamento, etc.).

Na época já existiam empresas que comercializavam aparelhos para
acionamento remoto (liga/desliga) de aparelhos elétricos ou de alarmes
através da IEL, mas nenhuma delas vendia aparelhos para a comunicação
de dados.

O destino(?) na época não foi lá muito incentivador desta tecnologia:
meu orientador (Newton Lages) faleceu de aneurisma cerebral, após dores
de cabeça frequentes sem tratamento; e eu precisei abandonar o
mestrado por um problema nada relacionado ao mesmo. Mas acredito ser
possível que outros grupos de pesquisa tenham investido na tecnologia
(assim espero).

[]s,

Antonio Batista
Security Officer