Re: [GTER] Domínio Reservado do CG

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Wed May 14 00:12:20 -03 2003

|A política de reservas de domínios por parte do CG me deixou
|intrigado.... Há algum tempo, um cliente meu queria registrar um domínio
|.eti.br, mas o mesmo estava reservado para uma faculdade pelo comitê
|gestor (eles reservaram todos que possuiam o nome da faculdade -
|.com.br, .net.br e etc).

A reserva neste caso é reserva de migração; todos os domínios da forma
nome-do-dominio.br registrados tem os dominios da forma
nome-do-dominio.tld.br reservados para migrarem para sua forma defintiva. No
caso de faculdades é .edu.br, no caso de escolas é .g12.br, e outras (raras)
instituições comerciais devem migrar para outros TLDs.

|Argumentei que o .eti.br era para pessoas físicas e a tal política não
|se aplicava.

Não havia restrição a que pessoas físicas não registrassem domínios na época
do .br, então pode acontecer esse caso também. Quando o cara que travou esse
domínio migrar, os outros domínios em outros TLDs são liberados.

|Estes dias fui registrar um outro domínio intercomm.com.br e o domínio
|estava também reservado pelo CG !!! Solicitei informaçÕes do motivo da
|reserva e não me informaram.

Não existe um domínio intercomm.br, então não é uma reversa de migração.

|Fui realizar uma pesquisa e a empresa do cliente está há vários anos
|registrada com este nome no Brasil, inclusive com registro de patente em
|andamento, possui seu próprio CGC, ou seja, atende todos os requisitos
|para reserva de domínio de acordo com as regras do CG.

Requisitos para registro de domínio que não seja reservado por qualquer
motivo...

|Não quero crer que seja um corporativismo ou proteção individual para a
|homônima intercomm.net, já que esta empresa não possui nenhum registro
|no Brasil (nem como operadora, nem como LTDA).

O domínio yahoo.com.br ficou retido pelo CG até que a Yahoo! Inc. abrisse
operações no país... esse tipo de caso existe sim, mas também pode ser termo
considerado genérico demais, tal como internet.com.br.

|Com quem posso "me abrir" e "derramar meu leite" para argumentar e
|conseguir este domínio ??

info at cg.org.br ?

Rubens

SDS