[GTER] Marketing direto entra no combate ao spam

Guilherme Ambros Pereira guilherme_ambros at br.wunderman.com
Wed Mar 5 14:50:00 -03 2003

Rubens,

meus 2 cents sobre o thread abaixo: dizer que a DMA quer "homologar o spam
como tendo previsão legal" é algo completamente sem fundamento. As empresas
de marketing direto são as principais interessadas em acabar com o spam,
justamente para que o usuário possa escolher o que deseja receber, e sua
caixa postal fique "livre" para que ele possa ter tempo de interagir com
suas próprias escolhas.

Outrossim, de que adiantaria investir tempo e dinheiro para entender o
comportamento do cliente, gastar fortunas na construção de um ambiente de
CRM Analítico, criar modelos estatísticos de propensão, fazer data mining
para identificar os melhores targets, criar newsletters e conteúdos super
interessantes e relevantes pro cliente, se todo esse trabalho vai pelo ralo
quando o usuário recebe 50 spams para cada mensagem permitida?

É óbvio que o DMA e as empresas de marketing direto estão defendendo seus
próprios interesses. Só que essa causa é a mesma dos usuários e a de todos
por aqui: o spam fere o usuário, e deve ser energicamente combatido. Seja
com medidas legais, com procedimentos técnicos, ou os dois. O usuário deve
ter liberdade de escolher o que deseja (e o que não deseja) receber.

disclaimer: apesar de trabalhar numa empresa de marketing direto
multinacional e associada a DMA, falo por mim mesmo, e não represento
nenhuma empresa ou entidade.

Abr,

Guilherme