[GTER] Marketing direto entra no combate ao spam
Guilherme Ambros Pereira
guilherme_ambros at br.wunderman.com
Wed Mar 5 14:50:00 -03 2003
Rubens,
meus 2 cents sobre o thread abaixo: dizer que a DMA quer "homologar o spam
como tendo previsão legal" é algo completamente sem fundamento. As empresas
de marketing direto são as principais interessadas em acabar com o spam,
justamente para que o usuário possa escolher o que deseja receber, e sua
caixa postal fique "livre" para que ele possa ter tempo de interagir com
suas próprias escolhas.
Outrossim, de que adiantaria investir tempo e dinheiro para entender o
comportamento do cliente, gastar fortunas na construção de um ambiente de
CRM Analítico, criar modelos estatísticos de propensão, fazer data mining
para identificar os melhores targets, criar newsletters e conteúdos super
interessantes e relevantes pro cliente, se todo esse trabalho vai pelo ralo
quando o usuário recebe 50 spams para cada mensagem permitida?
É óbvio que o DMA e as empresas de marketing direto estão defendendo seus
próprios interesses. Só que essa causa é a mesma dos usuários e a de todos
por aqui: o spam fere o usuário, e deve ser energicamente combatido. Seja
com medidas legais, com procedimentos técnicos, ou os dois. O usuário deve
ter liberdade de escolher o que deseja (e o que não deseja) receber.
disclaimer: apesar de trabalhar numa empresa de marketing direto
multinacional e associada a DMA, falo por mim mesmo, e não represento
nenhuma empresa ou entidade.
Abr,
Guilherme
> -----Original Message-----
> From: gter-admin at eng.registro.br [mailto:gter-admin at eng.registro.br]
> On Behalf Of Rubens Kuhl Jr.
> Sent: Tuesday, February 25, 2003 3:52 PM
> To: gter at eng.registro.br
> Subject: Re: [GTER] Marketing direto entra no combate ao spam
>
>
>
> Eles só querem legislação real para substituir o
> centésimo-enésimo-congresso-dos-spammers e homologar o spam como tendo
> previsão legal. Embuste.
>
>
> Rubens
>
>
> ----- Original Message -----
> From: <elp at agestado.com.br>
> To: <gter at eng.registro.br>
> Sent: Tuesday, February 25, 2003 3:48 PM
> Subject: [GTER] Marketing direto entra no combate ao spam
>
>
> Pessoal, vejam a perola que saiu no Wall Street Journal Online ...
>
>
> Marketing direto entra no combate ao spam
>
> A batalha contra o spam, ou e-mail comercial não solicitado, está
> ganhando um aliado inesperado: o setor de marketing direto. A
> crescente
> maré de spam forçou esse setor, conhecido por remeter
> correspondência
> comercial pelo correio, a apoiar a idéia de uma legislação
> federal nos
> EUA para deter a inundação. A Direct Marketing Association (DMA -
> Associação do Marketing Direto), um grupo comercial de
> empresários que
> fazem vendas diretas ao consumidor, quer a aprovação de legislação
> federal nos EUA para restringir o spam para este ano ou o
> próximo. Isso
> torna mais provável a aprovação dessas leis, já que a
> Direct Marketing
> Association tem um lobby poderoso e se opunha anteriormente a leis e
> regulamentações federais de qualquer tipo. Agora sugere que a lei
> acompanhe as diretrizes voluntárias da associação, que
> exigem a garantia
> de que os destinatários têm uma forma de retirar seus nomes
> das listas de
> e-mail. Além disso, a DMA planeja sugerir multas de US$ 11 mil por
> violação. A DMA diz que agora há tanto spam que é
> impossível conseguir
> que seus associados sejam ouvidos. "O volume é tão grande
> que precisamos
> de algum tipo de intervenção federal," diz Jerry Cerasale, senior
> vice-presidente da DMA. O grupo quer que os 'marketeiros legítimos'
> possam continuar usando e-mail. (The Wall Street Journal Online,
> 25/02/2003)
>
> []s ELP
> Eduardo Lucas Pinto elp at agestado.com.br
> Gerente de Redes/Desenv Web +55-11-3856-2124
> Agencia Estado Ltda
> http://www.estadao.com.br
>
> --
> GTER list
> http://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
> --
> GTER list http://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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