[GTER] Re: uol.com.br

Silmar A. Marca marca at grupogsn.com.br
Tue Jul 15 14:45:44 -03 2003

Nós implementamos servidores em linux com exim. O mesmo com algumas regras
diminui e muito o envio de spam (estatisticas dos servidores apresentaram 1
para 100 - e este 1 sempre uma "Propaganda comercial com remetente
identificável"). Alem das tradicionais verificações, algumas importantes e
básicas:
- Testar se o helo passa existe
- Verificar se o @dominio de "Sender" existe, testando se existe um MX-DNS para
ele.
- Caso dominio local ou mx, verificar se o usuario@ do "Sender" existe
- Caso não local, executar callout para o "Sender" - tanto no rcpt (Mail From:)
quanto no data (From:) (verificação do sender remota). Varios servidores (ex:
hotmail) aceitam este tipo de verificação
  Neste caso o servidor envia mensagem do tipo:
  +Mail from: <>
  +Rcpt to: <usuariotestado at domino.com>
  Caso a resposta nao for OK (2xx) ele nao aceita o email...
- Verificar o "Rcpt" tanto no rcpt (Rcpt to:) quanto no data (To:), caso for
local e o usuario nao existir/desabilitado rejeitar a mensagem (isto
possibilita que outros servers deem callout em seu servidor)
- Verificar em listas rbl externas (uso 8 listas excepcionais e gratuitas)
- Verificar em listas rbl internas (ex: rbl.uol.com.br)
- Bloquear arquivos em anexo maliciosos para usuarios de Windows
(.exe,.bat,.pif...)
- Bloquear scripts maliciosos (VB.Encode, JS.Encode...)
- Permitir envio com Auth
- Permitir Relay para redes locais

Pode se aliar outras regras, mas eu digo e afirmo que mesmo com 40 milhoes de
email, não fica "pesado", uma vez que por exemplo o "callout" apresenta
cache...
A solução acima é perfeitamente escalonável, inclusive automática pra
servidores
"full".

Poderia opcionalmente:
- Whitelist pessoal do usuario
- Blacklist pessoal do usuario
- Dest counter (estatistica de recebimento de emails, verificado manualmente
pelos administradores a fim de inclusao em listas rbl)
- Spiders (email com fim de "pegar spam")

O software que uso é o Exim 4.2 - http://www.exim.org/ - tem suporte a Sql, o
descrito acima etc etc etc..

Cordialmente, Silmar A. Marca
GrupoGSN - Desenvolvimento, Implantação e Verificação de Servidores
Profissionais baseados em Linux/Novell
http://www.grupogsn.com.br/~marca/
Se algo não lhe faz mal (fisico, moral ou psicologicamente),
experimente! O máximo e você perder tempo! E tempo, e
o que você tem a vida toda pra perder.....
Mais vale um instante de prazer que uma eternidade fútil!