[GTER] Re: uol.com.br

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Jul 14 18:00:25 -03 2003

On Mon, 14 Jul 2003, Armando Lima Amaral wrote:

> Supostamente este grupo deveria ser uma lista onde se discutem questões
> técnicas. Deveríamos ser formadores de opinião e de solução para
> questões pertinentes quanto a SPAM e outros importantes assuntos. Vejo
> que parte deste grupo não tem esta preocupação de buscar solução e sim
> de promover sua opinião ou simplesmente jogar palavras ao vento.

cara, relaxa, faz tempo que a gente não se diverte tanto. essa "solução" do
UOL é ridícula, mas as outras coisas como essa mensagem em rotten english são
patéticas. não sei se o caso é para rir ou para chorar, por enquanto estou
rindo.

> A respeito do Anti-UOL, gostaria de lembrar que todos aqui como clientes
> ou empresa tem a mesma preocupação: Acabar com as brechas que os
> comodistas aproveitam como a falta de controle do protocol SMTP, do
> pouco caso dos administradores de rede e também da fraca legislação que
> temos sobre meios eletrônicos e coisas do gênero.

não sei se temos que acabar com as brechas do smtp ou com o spam, o que são
coisas muito diferentes.

> O UOL tem procurado fornecer para seus assinantes meios de diminuir a
> carga de mensagens não solicitadas. Para isto tem trabalhado em vários
> fronts onde acredita ser coerente. Vale lembrar que o assinante opta ou
> não por este serviço.

só mesmo um assinante muito naïf vai optar por uma coisa dessas. entenda, esse
serviço é um lixo, embalado com fitas douradas mas nem por isso menos lixo.
e o UOL é uma das maiores fontes de SPAM, tenho vários IPs deles na minha
lista negra e eles ignoram qualquer reclamação contra usuários deles. prover
serviços anti-spam sem enforçar uma política de uso aceitável que proíba o
spam é hipocrisia.

o que está errado no sistema do UOL:
- ele usa o campo From: ou o envelope (que podem ser falsificados) ele barra
uma mensagem que eu mande para mim mesmo?
- ele usa imagens (que quebra a acessibilidade)
- ele manda mensagens em HTML (mensagens de erro ou de status tem que vir em
texto simples, dita o bom senso)
- ele usa um serviço para validar outro (web para validar e-mail)
- ele torna impossível receber mensagens de sistemas externos à internet (ok,
a bitnet já morreu, mas essas coisas ainda existem).

resta rir ou chorar, tanto faz.

> À alguns assinantes, como em qualquer provedor, falta critério e
> entendimento para discernir onde deve ativar o serviço ou não causando
> assim problemas para algumas listas. Em contra partida o UOL tem
> procurado instruir administradores e assinantes a este respeito
> atualizando sua FAQ publica.

blá, blá, blá.

> Hoje, o grupo UOL recebe mais de 40 milhões de mensagens por dia. Mais
> da metade é descartada automaticamente em processos de seleção
> eletrônica. O resto do lixo pode ser selecionado pelo assinante no
> Anti-SPAM do UOL.
> Ao contrário da opinião de muitos por aqui, a adesão por parte do
> assinante UOL tem sido enorme e a satisfação dos clientes também tem
> sido acima do esperado.
>
> Isso deixa claro que nem todos compartilham da mesma opinião.

só que isto não é questão de opinião. o sistema é furado na sua base e logo
que os spammers mais espertinhos desobrirem o caminho das pedras dele só vai
sobrar o incômodo.

Danton