[GTER] Fw: Arbitrariedade praticada pelo UOL]

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Sun Jan 26 06:43:00 -02 2003

|Leonardo, pode por gentileza postar esta mensagem na lista do GTER - eu
participo da mesma, porém não lembro qual de meus alias cadastrados eh que
pode |postar.

O Mailman não manda uma mensagem todo mês com os dados ?

gter at eng.registro.br é uma lista aberta de discussões técnicas, distinta do
Comitê Gestor... imagino que o CG pode ser contactada via cg at cg.org.br.

|Gostariamos de delatar uma grande arbitrariedade que esta ocorrendo desde
sexta-feira, 24/01/2003.
|O provedor UOL redirecionou todas nossas classes C e de centenas de outros
provedores de Norte ao Sul para uma página publicitária,
|impossibilitando o acesso ao seu conteúdo.
|Qualquer usuario nosso que tente abrir o site deles, eh redirecionado para
uma pagina única de aviso de troca de telefones de acesso, forcando que
nossos
|clientes vejam que eles trocaram seus telefones e divulgando o seu discador
(screenshots em anexo).
|Isto descaracteriza toda a liberdade que vem atrelada a internet, bem como
todos os direitos de milhares de usuarios com relacao ao uso da mesma.

Um dos poucos direitos soberanos de uma rede conectada à Internet é o de
determinar que tipo de tráfego ela deve aceitar e como... ninguém é obrigado
a disponibilizar sua rede ou seus servidores para todos de forma
igualitária.

O importante a se notar no caso é a mudança de política e a seletividade de
sua aplicação... acho que seria interessante você ter fornecido informações
de contexto como o que há em comum entre todos esses provedores que você
citou, o fato de todos serem ex-afiliados UOL. Qualquer aspecto de
legalidade não pode ser discutido a partir da falsa premissa que toda rede
deve aceitar qualquer tráfego, mas de critérios da doutrina jurídica como
defesa econômica, direito de competição empresarial etc. Eu só não sei se
você vai poder publicamente discutir esse assunto dado que isso envolveria a
divulgação de questões contratuais e de possíveis questões judiciais que
venham a ser interpostas; por exemplo, não temos como saber se isso não
seria válido dentro das cláusulas contratuais do relacionamento que havia
entre esses empresas, por mais que suspeitemos que não seja.

|Gostariamos que os senhores pudessem nos ajudar no sentido de resolver esta
arbitrariedade imposta pelo UOL, pois nao e possivel que teremos que trocar
|TODAS NOSSAS CLASSES C porque alguém decidiu validar nosso tráfego e
redirecionar nossos IP´s.

Acho que esse é um caso para o CADE (que tem poder administrativo sobre
questões de defesa econômica), não para o CG que não é orgão fiscalizador
pela sua própria definição. Mas quem pode te dizer isso melhor é o próprio
CG... e fora da esfera administrativa, sempre há a esfera judicial.

E provavelmente não adiantaria trocar seus blocos de IP, se isso é uma
medida que tem a sua organização como alvo, qualquer IP que ela venha a
obter acabaria recebendo o mesmo tratamento. Se é que o procedimento está
operando por IP, como a TDKOM tem AS próprio, em tese isso poderia estar
correlacionado a qualquer IP com anúncio origem no seu AS... tecnicamente é
bem mais simples fazer isso baseado em listas de IPs origem, obviamente.

E o metódo suposto para esse redirecionamento apresenta falhas táticas que
você pode tentar explorar... "information warfare" não é um jogo de um só
jogador.

Rubens

"The world isn't run by weapons anymore, or energy, or money. It's run by
little ones and zeros, little bits of data. It's all just electrons....
There's a war out there ... and it's not about who's got the most bullets.
It's about who controls the information. What we see and hear, how we work,
what we think, it's all about information." (Trecho do filme "Quebra de
Sigilo")