Guerra ao spam - era [GTER] exp erimento de interceptação

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Mon Jan 20 17:00:01 -02 2003

Prezados,

On Mon, Jan 20, 2003 at 04:48:00PM -0300, Marcos Prudente wrote:
> 	A idéia é bastante interessante, mas como ficaria o caso do
> usuário que é infectado por um worm que começa a se replicar pelo e-
> mail? Como monitorar estes casos e diferenciar do Spam?

Mais um ponto positivo para a ideia... e' um grande incentivo para
o usuario parar de usar programas porcalhoes como o Outlook. Nunca
peguei nenhum worm com o bom e velho Mutt :-)

Falando serio: o usuario e' responsavel por tudo o que acontece
na maquina dele, inclusive worms/virus. Ele que se proteja, com boas
praticas computacionais, bons programas e bons anti-virus.

Outra ideia e' combinar a ideia do Danton (taxacao) com a ideia do
Rubens (degradacao de performance com erros temporarios de SMTP e
"tcp slow-down"), colocando-se alarme nisso: o sistema, ao perceber que
o usuario esta' estourando a quota, enlerda o trafego SMTP sainte do
dito cujo (desta forma reduzindo o "prejuizo") e manda email para
ele avisando do problema.

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)