Re: [GTER] EUA fecham seis empresas que distribuíam "spam"

Giordani Rodrigues giordani at infoguerra.com.br
Mon Jan 20 16:55:01 -02 2003


> O que existe nos Estados Unidos são projetos de leis que *ainda* não foram aprovados...

Alberto, as leis federais contra spam realmente ainda são projetos, mas os estados americanos já têm várias leis aprovadas, conforme se vê neste sumário:

http://www.spamlaws.com/state/summary.html

De qualquer forma, você tem razão em relação às "regras do jogo" que citou e que são previstas por estas leis.

[]s

Giordani.


  ----- Original Message ----- 
  From: Alberto França 
  To: gter at eng.registro.br 
  Sent: Monday, January 20, 2003 3:30 PM
  Subject: Re: [GTER] EUA fecham seis empresas que distribuíam "spam"


  Spam é uma das coisas mais detestáveis que existe (assim como popups quando você entra num site), mas que infelizmente, o caminho legal ainda não conseguiu bloquear. O que existe nos Estados Unidos são projetos de leis que *ainda* não foram aprovados porque esbarram em dois problemas:
   - não bloquear o sagrado direito de "free speech"
   - não cercear o marketing legítimo via internet
  Além disso a tecnologia avança muito rapidamente e qualquer legislação introduzida prematuramente pode criar obstaculos ao desenvolvimento da rede.
  Ou seja, *proibir* spam é complicado, mas esses projetos de lei enquanto isso, procuraram definir algumas *regras do jogo* para mandar "e-mail não solicitado" que são: 

  1- assunto do e-mail claro e sem falsificação (principalmente se for pornografia)
  2- quem está enviando claramente definido
  3- capacidade de sair da lista
  4- qualquer custo, se houver é de quem envia, não de quem recebe.

  Ou seja, mandar e-mail (mesmo não solicitado) é *permitido*, desde que aderente às regras acima. 
  A premissa de que identificado o remetente e o assunto, é possível filtar, é que alimenta a industria do spam. É o mesmo conceito do controle remoto. Não quer ver a propaganda ou o filme, mude de canal. Não quer spam? Filtre-o. É por isso que se o careta falsificar o remetente ou assunto para não ser filtrado, ele cometeria um crime, e aí a encrenca é cabeluda.

  Entretanto no projeto tem um detalhe muito interessante que diz respeito à coleta de informação sem consentimento do usuário quando este visita um site. Isso é uma outra fonte de spam e que eles querem também fechar. Porque? Tem empresas (DoubleClick) que coletam as informações (via cookies) sobre os hábitos dos usuários (sites visitados, compras feitas, etc) e com isso são capazes de traçar um perfil ("profiling") do usuário. Com esse perfil uma empresa cliente da DoubleClick pode enviar e-mail para o usuário oferecendo algum produto que se encaixa naquele perfil. É isso mesmo, aquele e-mail que te enviaram e você não tem idéia de onde tiraram seu nome - foi algum cliente da DoubleClick! Sabe qual é o tamanho do banco de dados da DoubleCLick? São 600 milhões de usuários (isso mesmo: 600 milhões...) até o final de Dezembro passado. Ou seja, esses caras tem o perfil de todos os usuários de internet do planeta Terra! 

  Assustador? Pois é, a DoubleClick acabou de receber pelo seu backoriffice uma multa de US$500k no ano passado da justiça americana pelo uso (venda) dessas informações, mas a coleta de informações continua (afinal eles tem bons advogados).

  Quer ajudar a acabar com spam? Pois então começe por deletar todos os dias todos os "cookies" de sua máquina e bloqueie a DoubleClick (ou qualquer empresa que tenha "ad" ou "click" no nome), porque  assim não ficamos gerando informação de graça para esses caras!

  Alberto Franca
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <https://eng.registro.br/pipermail/gter/attachments/20030120/3867aee6/attachment.html>


More information about the gter mailing list