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<HTML><HEAD><TITLE></TITLE>
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<DIV>> O que existe nos Estados Unidos são projetos de leis que *ainda* não 
foram aprovados...</DIV>
<DIV> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Alberto, as leis federais contra spam realmente 
ainda são projetos, mas os estados americanos já têm várias leis aprovadas, 
conforme se vê neste sumário:</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2><A 
href="http://www.spamlaws.com/state/summary.html">http://www.spamlaws.com/state/summary.html</A></FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>De qualquer forma, você tem razão em relação às 
"regras do jogo" que citou e que são previstas por estas leis.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>[]s</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2>Giordani.</FONT></DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<DIV><FONT face=Arial size=2></FONT> </DIV>
<BLOCKQUOTE 
style="PADDING-RIGHT: 0px; PADDING-LEFT: 5px; MARGIN-LEFT: 5px; BORDER-LEFT: #000000 2px solid; MARGIN-RIGHT: 0px">
  <DIV style="FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
  <DIV 
  style="BACKGROUND: #e4e4e4; FONT: 10pt arial; font-color: black"><B>From:</B> 
  <A title=afranca@voltapc.com href="mailto:afranca@voltapc.com">Alberto 
  França</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>To:</B> <A title=gter@eng.registro.br 
  href="mailto:gter@eng.registro.br">gter@eng.registro.br</A> </DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Sent:</B> Monday, January 20, 2003 3:30 
  PM</DIV>
  <DIV style="FONT: 10pt arial"><B>Subject:</B> Re: [GTER] EUA fecham seis 
  empresas que distribuíam "spam"</DIV>
  <DIV><BR></DIV>Spam é uma das coisas mais detestáveis que existe (assim como 
  popups quando você entra num site), mas que infelizmente, o caminho legal 
  ainda não conseguiu bloquear. O que existe nos Estados Unidos são projetos de 
  leis que *ainda* não foram aprovados porque esbarram em dois 
  problemas:<BR> - não bloquear o sagrado direito de "free 
  speech"<BR> - não cercear o marketing legítimo via internet<BR>Além disso 
  a tecnologia avança muito rapidamente e qualquer legislação introduzida 
  prematuramente pode criar obstaculos ao desenvolvimento da rede.<BR>Ou seja, 
  *proibir* spam é complicado, mas esses projetos de lei enquanto isso, 
  procuraram definir algumas *regras do jogo* para mandar "e-mail não 
  solicitado" que são: <BR><BR>1- assunto do e-mail claro e sem falsificação 
  (principalmente se for pornografia)<BR>2- quem está enviando claramente 
  definido<BR>3- capacidade de sair da lista<BR>4- qualquer custo, se houver é 
  de quem envia, não de quem recebe.<BR><BR>Ou seja, mandar e-mail (mesmo não 
  solicitado) é *permitido*, desde que aderente às regras acima. <BR>A premissa 
  de que identificado o remetente e o assunto, é possível filtar, é que alimenta 
  a industria do spam. É o mesmo conceito do controle remoto. Não quer ver a 
  propaganda ou o filme, mude de canal. Não quer spam? Filtre-o. É por isso que 
  se o careta falsificar o remetente ou assunto para não ser filtrado, ele 
  cometeria um crime, e aí a encrenca é cabeluda.<BR><BR>Entretanto no projeto 
  tem um detalhe muito interessante que diz respeito à coleta de informação sem 
  consentimento do usuário quando este visita um site. Isso é uma outra fonte de 
  spam e que eles querem também fechar. Porque? Tem empresas (DoubleClick) que 
  coletam as informações (via cookies) sobre os hábitos dos usuários (sites 
  visitados, compras feitas, etc) e com isso são capazes de traçar um perfil 
  ("profiling") do usuário. Com esse perfil uma empresa cliente da DoubleClick 
  pode enviar e-mail para o usuário oferecendo algum produto que se encaixa 
  naquele perfil. É isso mesmo, aquele e-mail que te enviaram e você não tem 
  idéia de onde tiraram seu nome - foi algum cliente da DoubleClick! Sabe qual é 
  o tamanho do banco de dados da DoubleCLick? São 600 milhões de usuários (isso 
  mesmo: 600 milhões...) até o final de Dezembro passado. Ou seja, esses caras 
  tem o perfil de todos os usuários de internet do planeta Terra! 
  <BR><BR>Assustador? Pois é, a DoubleClick acabou de receber pelo seu 
  backoriffice uma multa de US$500k no ano passado da justiça americana pelo uso 
  (venda) dessas informações, mas a coleta de informações continua (afinal eles 
  tem bons advogados).<BR><BR>Quer ajudar a acabar com spam? Pois então começe 
  por deletar todos os dias todos os "cookies" de sua máquina e bloqueie a 
  DoubleClick (ou qualquer empresa que tenha "ad" ou "click" no nome), porque 
   assim não ficamos gerando informação de graça para esses 
  caras!<BR><BR>Alberto Franca<BR></BLOCKQUOTE></BODY></HTML>