[GTER] Spam

Jose Roberto B. Gimenez jroberto at unesp.br
Mon Jan 20 16:30:01 -02 2003

Tenho uma idéia bem diferente de como o SPAM deva ser combatido e acredito
que a evolução natural do sistema de correio eletrônico será nesse sentido.
Primeiramente uma breve consideração sobre as várias abordagens para o caso:

Legislação: É ridículo esperar leis apropriadas para algo complexo como o
sistema de correio eletrônico (lógico - complexo para a cabecinha de nossos
políticos, que não conseguem aprovar leis para combater problemas triviais
de criminalidade, sonegação, corrupção, etc). O novo código civil levou 30
anos para ser elaborado. NÃO É POR AÍ.

Ações na justiça: Esta questão está ligada à anterior, com componentes ainda
piores: Advogados e juízes parecem achar normal levar oito ou dez anos para
julgar uma causa, entendem que mala direta e SPAM são a mesma coisa e
trabalham para o lado que oferece mais dinheiro (não só os advogados).
Definitivamente NÃO É POR AÍ.

Conscientizar o usuário: Isso seria maravilhoso, pois todos odiariam os
spammers e não comprariam nenhum produto anunciado por eles. Entretanto,
essa abordagem é altamente utópica. No Brasil, não se consegue nem mesmo
erradicar os analfabetos (que agora já possuem até diploma, graças as novas
diretrizes de ensino). Além disso, observo que muitos usuários sentem-se
lisonjeados quando recebem SPAM, pois sentem que não estão totalmente
esquecidos no universo. Também NÃO É POR AÍ.

É claro que a solução tem que ser técnica. O técnico entende o problema,
consegue responder com rapidez e não faz as coisas unicamente pensando em
levar vantagem (é claro que não se pode generalizar, nem de um lado, nem do
outro, mas acredito que seja mais rápido trocar o protocolo SMTP no mundo
todo antes que uma única ação seja julgada no Brasil - (com o agravante de
que o resultado do julgamento poderia ser a favor do spammer)).

A solução, no entanto, não está em tentar diferenciar o spammer do remetente
legítimo, nem pelo teor da mensagem, nem pelo conteúdo do cabeçalho, pois
eles (spammer e remetente legítimo) são entidades muito semelhantes e podem
ser tão mais semelhantes quanto o spammer desejar. Aqui na UNESP
desenvolvemos um sistema que identifica mais de 90 por cento do tráfego de
SPAM, com uma probabilidade muito pequena de ocorrência de falsos positivos
(mensagens legítimas classificadas como SPAM). No entanto, tenho que admitir
que esse grau de sucesso só ocorre porque o spammer permite. Basta um
esforço mínimo por parte deste para que o sistema de identificação perca
totalmente sua eficácia.

Existem milhões de contas habilitadas a enviar e-mail para você. E a
potencialidade de uma enchente em sua caixa de correio somente depende da
cara-de-pau dos "fornecedores de produtos e serviços". Se não mais que umas
poucas dezenas de endereços são de seu interesse, para que deixar o sistema
aberto para milhões e milhões?

A solução é DENY-ALL. Estou plenamente convencido disso. Se alguém não pensa
como eu, é porque ainda não está recebendo milhares de SPAMs por semana.
Para quem ainda desfruta desta condição, sugiro fornecer um endereço falso
toda vez que lhe seja requisitado o endereço de e-mail, especialmente na
entrada dos eventos de informática.

Atenciosamente,

José Roberto.