Re: [GTER] experimento de interceptação de tcp/25

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Wed Jan 15 20:25:01 -02 2003

penalidade.

|Que outra coisa transparente e introdutora de penalidade poderia ser?  E
|quais tipos de penalidades poderiam ser introduzidas? (no bom sentido é
|claro)

Redução de performance da sessão TCP (slow-down), rejeição de vazão (sua
quota de RCPTs dos últimos 5 minutos estourou, tente mais tarde)...

|Deixa eu ver se eu entendi direito: pra essa idéia funcionar, a prestadora
|de serviços ADSL "X" teria que rotear transparentemente todo o tráfego
|de saída SMTP para um ponto concentrador.  Essa mesma empresa
|prestadora ADSL teria que fazer um investimento de um cluster de
|servidores SMTP, logicamente com alta redundância e alta-disponibilidade
|para fazer um relay-transparente das mensagens, e filtrar àquelas
|mensagens cujo filtro eventualmente apontar que aquela mensagem é um
|SPAM.  É isso?

Não, ela poderia usar apenas critérios quantitativos (conexões SMTP, número
de RCPT TOs, número de RCPT TOs distintos) sem entrar no mérito do conteúdo.

Quanto a alta disponibilidade, não é necessário, o fall-back pode ser não
ter o controle durante um tempo de recuperação do serviço, veja a mensagem
do Jonny.

Rubens