[GTER] experimento de interceptação de tcp/25

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Wed Jan 15 18:21:01 -02 2003

Somebody told me that Henrique Pantarotto said:
> Deixa eu ver se eu entendi direito: pra essa idéia funcionar, a prestadora
> de serviços ADSL "X" teria que rotear transparentemente todo o tráfego
> de saída SMTP para um ponto concentrador.  Essa mesma empresa
> prestadora ADSL teria que fazer um investimento de um cluster de
> servidores SMTP, logicamente com alta redundância e alta-disponibilidade
> para fazer um relay-transparente das mensagens, e filtrar àquelas
> mensagens cujo filtro eventualmente apontar que aquela mensagem é um
> SPAM.  É isso?

ISSO!!!

Na verdade, nao precisa ter alta disponibilidade.  Assumindo que voce
já tem uma rede de redirecionamento (switch L4) com redundancia
(firewall, ou qualquer outra coisa que voce queira), basta
redirecionar para um servidor X qualquer, que nao armazena as
mensagens, apenas processa e encaminha.  Para isso, ele nao precisa
ter redundancia.  Se um parar, a rede de comutacao pula para o próximo...

					Jonny

João Carlos Mendes Luís			jonny at jonny.eng.br
  Networking Engineer			jonny at coe.ufrj.br