[GTER] Luta contra SPAM - Parte 2

Enomoto senomoto at estadao.com.br
Wed Jan 8 13:36:00 -02 2003

   Caros,

   Sobre o "from=<>", concordo com o Edgard, apesar de alguns "spammers"
utilizarem um envelope sender nulo, isso não é motivo para simplesmente
jogar fora um email, além de ir contra a RFC.
   Ao contrario citado anteriormente, boa parte das tentativas de SPAM
para o nosso servidor smtp, não vem de usuários do Velox e sim da rede
do Speedy.
   Sobre a utilização de RBLs, deve-se ter um critério, pois a
possibilidade de obter um falso positivo em uma delas não pode ser
ignorada, além de saber da política de exclusão de um endereço, senão
ele é inserido numa RBL e nunca mais sai de lá por não existir uma
rotina de limpeza.

[]s
[Sandro]