[GTER] Luta contra SPAM

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Jan 8 10:49:00 -02 2003

On Wed, 8 Jan 2003, Adriano Nagelschmidt Rodrigues wrote:

> Correndo o risco de acirrar um pouco os ânimos (em geral, isso acontece sempre
> que cito o Daniel Bernstein ;-), gostaria de sugerir que vocês dessem uma
> olhada na seguinte url:
>
> http://cr.yp.to/im2000.html

DJB é realmente uma figurinha controversa. ;-)

a idéia é boa, porque passa o ônus do armazenamento do e-mail para o
remetente, mas:

1. como diz DJB, 'All the receiver needs is a brief notification that a
message is available.' Bem, que diferença faz para a minha paciência
reveber uma mensagem inteira de lixo ou notificações de lixo?

2. talvez isso viabilize ainda mais o spam, porque o spammer pode manter
uma única cópia de sua mensagem e inundar o mundo de notificações, que são
mais curtas e mais eficientes para transmitir.

O lado bom é que o remetente tem que ser plenamente identificado senão a
mensagem não é 'pescada' em seu servidor. mas que dizer de notificações
falsas, que não levam a mensagem alguma mas que já carregam seu payload
pernicioso? quantas palavras são necessárias para passar a publicidade?
certamente a notificação crregaria pelomenos o assunto da mensagem, e isso
é tudo o que o spammer poderia precisar.

creio que o objetivo da arquitetura proposta por DJB não seja combater o
spam mas tratar de uma série de problemas na mecânica do envio e
recebimento de e-mail. ele escreveu o qmail, então conhece o monstro pelas
tripas.

Danton