[GTER] Luta contra SPAM

Adriano Nagelschmidt Rodrigues anr at estadao.com.br
Wed Jan 8 10:13:00 -02 2003

Pessoal,

As abordagens que tenho visto nesta thread me parecem um pouco ingênuas.

O problema do spam simplesmente _não_ será resolvido sem uma troca da
infraestrutura de email atual. Ou seja, itens como:

* RBLs et al
* Filtros de email em geral e filtros bayesianos em particular
* Bloqueio de endereços IP
* Boa vontade de provedores
* Legislação

podem amenizar um pouco o problema, mas são só paliativos.

Aliás, recentemente me deparei com uma curiosidade. O título do (profético)
RFC 706, de 1975, é "On the Junk Mail Problem". É uma pena que o Jon Postel
não esteja mais por aqui.

Correndo o risco de acirrar um pouco os ânimos (em geral, isso acontece sempre
que cito o Daniel Bernstein ;-), gostaria de sugerir que vocês dessem uma
olhada na seguinte url:

http://cr.yp.to/im2000.html

Vários aspectos ainda não estão definidos, mas seguem algumas idéias
relevantes ao problema em questão:

  "How should senders be identified? How will the receiver find the sender's
   ISP? Recipients will want to provide better handling to known senders; in
   the long run, recipients will want to debit unknown senders."

  "How should notifications, messages, and confirmations be protected against
   espionage and sabotage? DH authenticators seem more appropriate than
   public-key signatures for private email; they're also much faster and just
   as convenient."

Estamos falando de selos (pagos com dinheiro, e não com tempo de CPU).

E, citando mais uma vez o DJB:

  "Having someone listen to you is a privilege, not a right."

Abraço,

--
Adriano