[GTER] Luta contra SPAM

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Jan 7 18:56:00 -02 2003

On Tue, 7 Jan 2003, Marcus Grando wrote:

> Ola,
>
> Um email que o reinaldo mandou a pouco tempo atraz vem de encontro a isso,
> acho que um modo de comecar a incomodar os spammers vai ser eles terem que
> validar o email que eles estao enviando. Talvez ajude a diminuir o número
> de mensagens não solicitadas.
>
> http://eng.registro.br/pipermail/gter/2002-December/001222.html

sinceramente, ou eu não entendi esse artigo ou achei uma grande besteira.
me recuso a atolar minha CPU com um cálculo idiota para enviar uma
mensagem, e há mensagens válidas para desconhecidos. E se o spammer tiver
acesso a um super computador? e a um cluster beowulf? essa estratégia vai
pro beleléu. depois, se entendi direito, o critério é, se eu não conheço o
remetente então exijo a prova. mas remetente (do envelope ou cabeçalho)
não é uma figura confiável, eu só conheço o remetente se a mensagem for
assinada e eu tiver sua chave pública. estou embananado.

danton