[GTER] Luta contra SPAM

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Tue Jan 7 16:25:00 -02 2003

On Tue, 7 Jan 2003, Andre Gerhard wrote:

> Alguem sabe se existe algum programa que faz o gerenciamento de listas
> negras, de forma que seja possivel inserir, verificar e remover enderecos
> de forma semi-automatica ?

o jeito mais comum de manter listas negras é pelo DNS, de modo que o trabalho
de bloquear um endereço é equivalente ao de inserir um registro no DNS. A
verificação é feita com o bom e velho comando 'host' ou o mais velho ainda
'nslookup'. e remover com o fantástico 'vi'!

eu mantenho uma lista particular de bloqueio (altamente radical, pois é de
tolerância zero. veio um spam, unzinho só, já vai pro ralo e só sai de lá se o
dono do bloco de IPs segundo o whois implorar de joelhos.) no domínio
blackhole.inexo.com.br. Dos 460 endereços apresentados quase cem estavam na
minha lista negra. Outros nem chegam a ser incluídos na minha lista negra
porque são bloqueados por outros critérios. Não recomendo que usem este
domínio como critério de bloqueio, provavelmente inocentes serão bloqueados.

Logo vai chegar o tempo em que vamos listar os endereços de que *aceitamos*
e-mail. todos os demais serão bloqueados. ;-)

Começo a acreditar também que um caminho efetivo contra a proliferação do SPAM
seria a imposição de sanções (p. ex., multas) aos provedores. Admito que é uma
questão complicada porque envolve problemas jurídicos e técnicos bem
enroscados, mas estou elaborando algumas idéias a respeito e espero, em breve,
debate-las nesta lista.

Danton