[GTER] registro.br mandando mensagens com Subject improprio...

Carlos Laviola claviola at ax.net.br
Tue Dec 16 23:23:09 -02 2003

On Tue, Dec 16, 2003 at 08:58:33PM -0200, Frederico A C Neves wrote:
> Isto é um bom exemplo de como não cooperar nem com o próprio
> pedido. Leia o rodapé da referência abaixo [1]. :-)

Sim, é que eu escrevi a mensagem de forma complicada demais e o mutt
acabou enviando-a em UTF-8. Normalmente ele só envia uma mensagem no
charset mínimo necessário pra tal, ou seja, uma mensagem totalmente em
inglês vai como us-ascii, com acentos latin-1 vai como iso-8859-1, com
caracteres em, por exemplo, katakana como utf8.

> Muito obrigado por apontar o problema. Pelo que verifico isto já se
> arrastava há um bom tempo.
>
> Como disse, o suporte a "quoted-printable" infelizmente ainda parece
> ser muito pobre, e a melhor alternativa para uma base de clientes
> grande é a da não acentuação no cabeçalho.

Acho que a maioria dos MUAs já suporta QP há um bom tempo, mas acho que
ningúém sentiria falta dos acentos no Subject também.  De qualquer
forma, é viável solucionar o problema.

> Agora um comentário pessoal. Utilizar UTF-8 para o português é uma
> opção pessoal, mas esperar que a maioria dos interlocutores que
> normalmente utilizam outro "encoding" saibam como converter isto não
> me parece uma boa forma de interoperar. Da mesma forma que você
> reclamou do cabeçalho o meu cliente não sabe como transformar de UTF-8
> -> ISO-8859-1. E a representação de 3 bytes se apresenta como ???.

Foi o caso explicado acima, o mutt tem uma variável de configuração
chamada $send_encoding que vai escalonando de acordo com a necessidade.
O problema é que eu tive de usar iconv pra tentar converter o Subject
que era ilegível pra mim e acabei estragando o resto da mensagem (eu
acho).

> Ps. Quando alguém se dirige a uma instituição, normalmente deve-se
> procurar escrever diretamente para a mesma pois pode ocorrer de não
> existir ninguém em uma lista pública para responder a sua
> mensagem. Esta é a lista de discussão do Grupo de Trabalho de
> Engenharia e operação de redes, não o serviço de atendimento aos
> usuário do Registro.br [2].

Peço desculpas por isso também, mas sabia que você(s) lêem a lista,
então achei um método conveniente de expor o assunto ao público, até
porque não se trata de uma questão de "atendimento ao usuário" e sim
algo análogo às graçinhas pregadas pela Verisign há um tempo atrás,
embora em escala bem menor e bem mais amigável, claro.

Acho que foi mais preguiça de ver qual contato seria mais apropriado pra
reportar isso do que qualquer outra coisa. :-)

> On Tue, Dec 16, 2003 at 06:41:03PM -0200, Carlos Laviola wrote:
[ snip ]

Abraços,

--
Carlos Laviola <claviola at ax.net.br>