[GTER] Falsidade.com.br

afucs afucs at uol.com.br
Mon Dec 15 19:25:23 -02 2003

> Caro, acho que a preocupação e o cerne da discussão diz resp
eito a fraudes.

> Nada impede que uma terceira pessoa,
> de posse da senha (amigo, mulher, filho, etc),
> utilize um certificado e se passe por outra
> pessoa.

A realidade não é bem essa. O certificado pode ser armazenado
em smartcards o que "exigiria" a posse do mesmo. Trata-se de
um mecanismo duplo de autenticação bastante utilizado e
confiável, apesar de serem notórias as vulnerabilidades de
alguns smartcards a ataques locais.

Vale lembrar que o e-CPF da classe A3 só pode ser emitido
através de smartcards. Poderia se restringir o registro.br a
certificados A3. Naturalmente essa solução complicaria
significavelmente a vida do registro.br e eu sinceramente
acho que isso não é a solução para nada. Não gosto do e-CPF e
eu, assim como muitos outros profissionais de segurança
procuramos questionar muitas das verdades apresentadas por
certos vendedores.

> É isso que quis dizer anteriormente:
> o certificado certifica processos e máquinas, e
> não pessoas, efetivamente. Certifica que o
> certificado tal foi utilizado na
> máquina tal, mas não tem o condão de garantir,
> assegurar que, efetivamente, foi a pessoa
> correta que o utilizou.

Em verdade vos digo: Nunca há como se garantir nada.

Um exame de DNA é válido a partir do momento em que se
clona "fielmente" um ser vivo? :-) Será que o Saddam foi
realmente preso? Quem matou JFK? Perguntas e dúvidas quanto a
todos os processos sempre existiram e existirão. Isso não
deveria invalidar um certificado digital caso contrário você
não prova nada nunca. Imagine eu num tribunal falando... ei!
eu não mandei esse email ameaçador assinado com meu
certificado digital para você. O cartão pode ter sido clonado
por um pesquisador da finlandia, a senha copiada por um
keylogger, meu usuário plantado num log plaintext e a minha
linha telefônica ter sido "clonada" num bastidor de
distribuição de fibra para pares de cobre que fica na esquina
da minha casa.

[]s

André Fucs

---