[GTER] F Root Server no Brasil

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Sun Aug 24 00:16:12 -03 2003

Andre Uratsuka Manoel wrote:

> 	Não é um "hashtable". É só um hash. Você define uma lista de
> destinos. Com base em diversos parâmetros calcula-se um hash que é
> convertido em um índice nessa lista. Como para determinada origem o hash é
> sempre o mesmo, não se fica mudando de um para outro. Ao mesmo tempo, não
> é necessário ter uma lista de todas as conexões ativas nos últimos
> minutos, o que é difícil.

     Não muda com a variação da origem, mas muda com a variação da
quantidade de next-hops.  É o que as RFCs que o Fred mandou chamam de
disruption.  Pensando bem, acho até que pode até ser aceitável em DNS,
que são conexões curtas e com retry sem traumas, mas nunca poderia ser
aceitável em WWW ou banco de dados, por exemplo.

     Não sei como o Cisco e a Juniper implementam isso.  Se bem me
lembro, o CEF era um cache de roteamento, mais ou menos no mesmo estilo
que o Linux IP2 faz.  Em um switch L7 é assim quase que por definição, e
a "disruption" é tratada com muito cuidado para evitar a perda das
atuais conexões, inclusive em termos de sessão HTTP ou SSL, o que é um
conceito totalmente L7, e não L4.  Talvez os puristas reclamem que eu
deveria chamar de L5 (SSL?) ou L6 (HTTP?), em vez de L7 (HTML?), mas não
fui eu que escolhi esse nome.  ;-)

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br