Re: [GTER]Quer dizer que o TRF não poderia ser um AS?

Claus Rugani Topke claus at kerntec.com.br
Thu Apr 24 21:48:47 -03 2003

At 20:38 24/4/2003 -0300, you wrote:
> [...]
>um CEP próprio.. Um CEP é um código de endereçamento que serve
>para "endereçar" uma rua. Se você é uma casa numa rua, deve usar
>o CEP da rua. É difícil atribuir CEP a casas, porque o "endereçamento"
>do correio ficaria "muito detalhado" e, por conseguinte, muito extenso.
>É um compromisso: muito detalhe e tabelas enormes ou menos detalhe e
>tabelas menores. No estágio tecnológico atual, o compromisso é o  /20,
>que é o tamanho mínimo para você ser uma "rua (com várias casas)" e,
>portanto, elegível para ter CEP próprio.

Infelizmente essa política dificulta a vida dos provedores de conteúdo e
das empresas grandes que utilizam NAT, pois
não utilizam muitos IPs mas tem necessidades claras de "diversidade" de
conexão a Internet...
No caso dos clientes é facilmente contornado através de políticas de
"source-routing", utilizando diversas operadoras...
Porém para provedores de conteúdo é impossível sem BGP.
Acho que o critério deveria ser por interesse de tráfego, traduzindo: Pela
quantidade de "servidores" e pela quantidade de "clientes" interessados....
Poderia ser inclusive MONITORADO pelos orgãos competentes, que decidiriam
se um AS ainda tem o direito de
pertencer a alguém....
Eu digo isso porque tem algumas empresas, não só no Brasil, que acreditaram
no seu crescimento e fizeram "enormes" planos de
endereçamento (inclusive com redes maiores que /20), porém hoje não
justificariam tal tamanho...

Claus

Claus Rugani Töpke
claus at kerntec.net