RES: Re: [GTER] Redeelétrica é aposta para Internet em banda larga

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Apr 24 10:12:02 -03 2003

On Thu, 24 Apr 2003, Ricardo Bernardo dos Santos wrote:

> Varios equipamentos são necessarios em pontos diferentes da rede eletrica
> até a casa do cliente. Deste equipamentos para inserir os dados na linha,
> ate equipamentos para evitarem a atenuacao do sinal pelos medidores de
> energia eletrica (outro problema) . Internamente a casa do cliente é
> necessário um equipamento chamado Indor Adapter (IA) para cada ponto de
> acesso a rede.

imagino que um problema sério nesse negócio sejam as múltiplas relfexões dos
sinais que se propagam pela fiação elétrica. naturalmente ninguém se preocupa
em casar impedâncias ou colocar resistores de terminação.

uma portadora de 20MHz tem um comprimento de onda de 15m, que já é bem
significativo para as dimensões da rede, portanto é de se esperar que os fios
elétricos funcionem como guias de onda para essas frequências. como não há
casamento de impedâncias nas pontas (tomadas, caixas de distribuição), a taxa
de onda estacionária não deve ser pequena. não tenho a menor idéia de como se
lida com isso. o antigo arcnet que usava cabos de antenas de televisão sofria
muito com esse problema.

se usar uma modulação parecida com gigabit ethernet, com portadora de 250MHz,
comprimento de onda da ordem de um metro, a encrenca é muito maior.

> Ainda assim, existem limitacoes na tecnologia, referentes a ruidos na
> linha de energia, que indisponibilizam algumas instalacoes.

creio que o problema de ruídos, como se diz lá no sul, é pinto, perto das
reflexões múltiplas que descrevi acima.

meus R$0,02...

Danton.