RES: Re: [GTER] Redeelétrica é aposta para Internet em banda larga

Ricardo Bernardo dos Santos rbsantos at infovias.com.br
Thu Apr 24 09:49:23 -03 2003

Em Minas ( Na Cemig) varios trials já foram implantados com a tecnologia chamada de PLC (Power Line Communication).

A transmissao de dados na linha de transmissao de energia eletrica mesmo, so ocorre no acesso, proximo do ponto de distribuicao de energia para os clienets finais.
Varios equipamentos são necessarios em pontos diferentes da rede eletrica até a casa do cliente. Deste equipamentos para inserir os dados na linha, ate equipamentos para evitarem a atenuacao do sinal pelos medidores de energia eletrica (outro problema) . Internamente a casa do cliente é necessário um equipamento chamado Indor Adapter (IA) para cada ponto de  acesso a rede.
Ainda assim, existem limitacoes na tecnologia, referentes a ruidos na linha de energia, que indisponibilizam algumas instalacoes.
A cunclusao é que é possivel termos este tipo de transmissao de dados, porem ainda temos muitas limitacoes e precisamos de razoavel manutencao para mantermos a infra 100%. Acho que por isso temos vagarosidade nos investimentos.

Espero que em um futuro proximo seja justificavel este tipo de implementacao.

[]'s
Ricardo