RE: [GTER] Rede elétrica éaposta para Internet em banda larga

Enio W. Alves enio.alves at cisco.com
Wed Apr 23 20:43:53 -03 2003

Caros,

O panorama descrito abaixo é realidade para a rede secundária de transmissão
de energia (aquela que chega até as residências).
A situação da rede primária é bem melhor, propiciando melhores condições de
transmissão.
A transição entre a rede primária e secundária que se dá nos transformadores
instalados ao longo das ruas e avenidas é outro desafio a ser superado uma
vez que o mesmo faz o isolamento físico entre as duas redes (transmissão e
distribuição).
A transmissão de dados nas linhas de alta e de extra alta tensão não é
nenhuma novidade. Na verdade os próprios dispositivos de proteção das mesmas
necessários para resguardar os equipamentos de potência ( Turbinas
Geradoras, Trasnformadores e os próprios cabos ) e canais de voz para
serviços de manutenção dos linhões já operam por dezenas de anos usando
técnicas de modulação analógica e digital.
Uma possível tecnologia poderia aproveitar as condições técnicas melhores da
rede primária montando um "backbone" utilizando uma infraestrutura pronta e
talvez mais barata.
Os desafios da rede secundária podem também ser superados, se olharmos para
os cabos telefônicos de cobre os mesmos não representam o melhor dos mundos
para transmissão de dados no entanto as redes ADSL são uma realidade. Este
projeto merece ser estudado podendo realmente criar um meio de democratizar
o acesso a rede.

Enio Alves
Solutions Marketing Manager
Cisco Systems