[GTER] Rede elétrica é aposta para Internet em banda larga

Marcello de Lima Azambuja azambuja at lpc.ufrj.br
Wed Apr 23 21:14:47 -03 2003

Bom, em relacao a qualidade do provimento de energia eletrica nao sei, mas
saiu uma reportagem um pouco mais detalhada no Informatica & etc (O Globo)
essa semana. Nessa reportagem dizia que a transmissao de dados via rede
eletrica esta em funcionamento, mas em fase de testes, em alguns bairros aqui
do Rio (Barra e Centro se nao me engano).

Os links sao de 45Mb/s para empresas (no Centro) e 4,5Mb/s para as residencias
(na Barra), sendo que isso seria divido por todos que estivessem no mesmo
comutador, pelo que eu entendi.

Entretanto o servico nao pareceu muito bom, a maioria dos entrevistados apenas
apontaram como vantagem a nao utilizacao da linha telefonica, disseram que
a velocidade nao melhorou muito. Se usavam linha telefonica no melhor dos
casos tinham DVI, entao assumo que a velocidade esteja muito abaixo do que
deveria. Alem disso parece que eles estao usando NAT, o que na minha opiniao
pessoal eh uma desvantagem, talvez nao seja para a maioria.

Falou,

--
Marcello Azambuja