RES: RES: [GTER] Problemas no Terra

Fabio Oliveira fabio at ipway.com.br
Wed Apr 16 19:20:01 -03 2003


Pessoal,

Concordo com a maioria das colocacoes que sao perfeitas, e o Hermman esta
coberto de razao quando diz que o universo Internet é bem diferente para
usuarios finais e nós que entendemos algo do que se passa na cochia. Logo
qualquer boa explicacao (maquiagem) nos meios de comunicacao aliviam 90% do
problema real que ocorreu.

É facil imaginar uma situacao similar com a de uma guerra, com certeza os
numeros e satisfacoes do porque de determinado ataque serem divulgadas aos
leigos (que agora sim somos nós) é bem maquiada, ou alguem acredita que
morreram os 400 civis iraquianos que estao divulgando.
Pelo menos nesse ponto acredito que temos o senso de dissernimento, ou
alguem acredita que os yankees queriam algo além do petroleo nesta guerra??
Ah sim instalar a democracia e encontrar as armas químicas...:-))

Agora esta ideia de reducao de custo acho meio assustador se tratando do
grupo Telefonica, sera que chegariam a este ponto de economia e ignorancia,
em algo tao critico e falando-se em serviço para milhoes de usuarios
clientes?? Eu hein.....entao estamos perdidos mesmo.
Só espero que meu celular continue "VIVO" daqui pra diante....

[ ]s
Fabio

-----Mensagem original-----
De: gter-admin at eng.registro.br [mailto:gter-admin at eng.registro.br]Em
nome de MARLON BORBA
Enviada em: quarta-feira, 16 de abril de 2003 16:44
Para: gter at eng.registro.br; bruno.ferreira at primesys.com.br
Assunto: Re: RES: [GTER] Problemas no Terra



concordo inteiramente! e depois venham-me esses mesmos CIOs (para usar um
termo delicioso ao pessoal da 'gerência', sabe deus do quê) alegar que o
custo é muito alto. e o ativo de informação perdido, quanto valia?

quem fez a análise de risco para eles não se lembrou, ou não conseguiu
convencer aos donos da empresa, de que não se trata apenas dos valores
palpáveis, mas também do prestígio da empresa, da confiança dos clientes --
que, em última análise, contribui para atrair novos clientes. isso sem falar
da recuperação que será lenta (eu pensaria duas vezes antes de depositar
minha confiança na terra depois dos fatos).

outro detalhe é que deveriam ser contados, na análise de risco, os lucros
cessantes de quem é cliente empresarial da terra e depende deles, por
exemplo, para fazer negócios. se havia acordos de nível de serviço fechados
com os clientes empresariais estes podem sentir-se lesados e exigir
indenizações ou compensações, ou simplesmente mudar de provedor.

meus r$ 0,02,

marlon.

/*
Marlon Borba
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(11) 3311-4683 e 9692-8357
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Member #1330387
*/

>>> bruno.ferreira at primesys.com.br 16/04/03 14:09 >>>
João,

Acho pouco provável que os técnicos do Terra não tenham pensado em uma
solução maravilhosa de disaster recovery, entretanto devem ter sido barrados
por questões orçamentarias, ou seja a comissão executiva da empresa
assumiu o risco e agora está pagando por isso.

--
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