[GTER] Problemas no Terra

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Tue Apr 15 01:40:01 -03 2003

Giordani Rodrigues wrote:

> Concordo com o Leonardo, Marlon. Eu iria mesmo perguntar se você conhece
> algum provedor, alguma operadora de telefonia, enfim, qualquer empresa de
> tecnologia em que o serviço de atendimento aos usuários saiba algo além de
> um roteiro de respostas superficiais e pré-definidas. Você só citou o
> atendimento do Terra, mas os atendentes do seu provedor atual conseguem
> conversar com você de igual para igual? :-)

Uma vez eu perdi o acesso a um monte de sites no meu serviço ADSL.
Claro que o suporte telefonico nao vai saber nem o que fazer.  Ficou
quase uma semana assim, e ninguem sabia o que estava acontecendo,
afinal, a maioria dos sites funcionavam.  Aparentemente nada havia de
comum entre os sites que não funcionavam.  Até que tive a idéia de rodar
um tcpdump em outro lugar, de onde funcionava tudo e ver qual era a
diferença.  Descobri que algum engraçadinho resolveu filtrar todo pacote
com alguns tipos de TCP Options, incluindo o Window Scaling.  E para
explicar isso para um atendente, as 3 horas da madrugada?  Minha solução
foi falar com a coitada que atendeu: "Minha filha, acho que você não vai
entender nada do vou dizer, mas, por favor, anota tudo que vou falar,
palavra por palavra, e manda para os responsáveis pela rede que eles vão
entender..."  A menina não levou a mal e anotou.  No dia seguinte estava
no ar de novo.

Uma única vez consegui falar com um suporte de nível 2 (ou 3, sei lá), e
mesmo assim ele parecia perdido.  minha impressão é que o mercado está
tão pressionado pela guerra de preços e prazos que os produtos são
lançados mesmo sem a equipe de Engenharia saber se funciona direito, ou
como funciona.  Ou até pior, a equipe de engenharia diz que o produto
não está pronto, mas a equipe comercial vende assim mesmo.

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br
--
"the West won the world not by the superiority of its ideas or values
or religion but rather by its superiority in applying organized