[GTER] Porta do Kazaa Ligth

Renato Wada renato_wada at optiglobe.com.br
Thu Apr 3 19:44:01 -03 2003

Concordo com o Marcus. Acredito que a legalidade ou não do material divulgado via Kazaa
não vem bem ao caso. Historicamente, a própria Usenet, e-mail, gopher e archie eram usados
para divulgar os mais distintos tipos de pirataria. Isso esta longe de ser novidade.

Acredito sim que o sistema de overprovisioning que estava sendo usado até hoje é que é o
erro atual. Afinal de contas, não estamos falando apenas de p2p. Lembrem-se que hoje temos
uma gama muito maior de Streaming, conteudo Web com Flash, curta metragens caseiras divulgadas
via sites Web. Acho que a barreira de tamanho do conteudo trafego na internet já passou a
novos patamares a muito tempo. Não sei se o modelo de ADSL, Cable, etc são comercialmente
viaveis no Brasil conforme já foi discutido aqui mas fato é que a internet como era antigamente
nunca mais vai voltar.

Não quero aqui fazer nenhuma apologia ao uso ou não do Kazaa mas ele esta aí. O problema não é
a ferramenta e sim o uso que lhe é dado, assim como ocorreu com muitas das ferramentas hoje
consagradas na rede.

[]s,
Renato Wada.