[GTER] Porta do Kazaa Ligth

Reinaldo Penno rpenno at nortelnetworks.com
Thu Apr 3 19:06:01 -03 2003

Estamos falando de ILECs e cable companies, espero.

Eles ja tem toda a infraestrutura montada (pelo menos aqui), um para
telefonia e outro para TV a cabo. O que eles tem que fazer eh enviar um
modem via UPS/Fedex e inserir mais um nome do AAA server. Que custo tem
isso? E eles me cobram $49.95 todo santo mes do meu cartao de credito.

Acho que vc esta pensando nos E1/F-E1/Linha Dedicada onde no brasil alguem
tem que testar uma linha, ou passar cabo, etc, etc. Aqui depois que meu
modem chegou eu leguei para um telefone e minha linha, testes e porta na
central foram habilitadas na hora. Me ofereceram inclusive 1.5Kbps download
na mesma linha por $20 a mais por mes.

Depois que a infraestrutura ja esta azeitada e vc tem uma base grande de
usuarios o custo comparado a receita eh minimo.

Acho que no caso aonde vc nao eh dono da estrutura fisica ou tem que passar
cabo (imagino que seja o seu caso), a infraestrutura eh podre, ou a base de
usuarios nao eh grande o suficicente, entao o custo eh muito alto.

Normalmente o breaking point para uma ILEC (pelo menos aqui) sao 100.000
usuarios. A minha tem 1.500.000 usuarios ADSL a 49.95 cada. Acho que um bom
troco, perto de $80 milhoes por mes.

Acho que as realidades sao diferentes. Enquanto high-speed, infraestrutura
de fibra e IXCs for incipiente no Brasil os custos serao altos.