[GTER] Porta do Kazaa Ligth

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Thu Apr 3 15:19:00 -03 2003

On Thu, 3 Apr 2003, Marcus Grando wrote:

> É para isso que o usuário paga ou não? A não ser que exista alguma
> clausula contratual...
>
> Quem tem que aumentar a banda é o ISP e não bloquear o usuário que paga
> por isso.
>
> Tem casos específicos que tem que ser bloqueado sim, empresas cujo o
> negocio não tem nada a ver com isso, universidades e outros...

	Se está no contrato, o provedor tem de cumprir, mas uma coisa que
deve ficar clara é que isso altera o equilíbrio dos provedores, porque uma
minoria de usuários pesados consome a maior parte da banda. Isso acaba
aumentando custos e fazendo com que os preços médios subam. Uma pena, mas
é o que diz a lógica econômica.

	De qualquer forma, o motivo do meu e-mail anterior era para dizer
que, de maneira geral, os provedores não se importam muito com a parte
moral de um serviço que pode ser usado para atividades ilegais. O
problema dos provedores com o Kazaa não é moralismo. É interesse
econômico.

	André