Re: [GTER] Brasil Telecom deixa usuários sem ADSL por mais de 72 horas

Giordani Rodrigues giordani at infoguerra.com.br
Tue Apr 1 18:55:00 -03 2003

> Eu não estava me referindo
> a "provedor" no sentido específico que é dado a palavra
> nesse contexto - o camarada que autentica e fornece
> caixa postal - mas sim ao provedor do serviço IP no
> sentido amplo, conectividade básica (dial up, por
> exemplo) incluída.

> Se a palavra "provedor" não é boa para o serviço
> ADSL/dial-up/rádio/cable, qual seria então?

Abelardo, agora entendi sua colocação e acho que a palavra provedor pode ser
usada perfeitamente para dial-up e rádio, pelo menos. Já em relação ao ADSL
há um problema, criado pelas próprias operadoras de telefonia e pela Anatel.
Neste caso, a operadora telefônica é quem provê o IP, mas por regras da
Anatel as telefônicas não poderiam oferecer diretamente serviço de acesso à
Internet. Por isso, vendem seus serviços aos provedores (no sentido
tradicional) e estes revendem aos usuários. Tecnicamente, as operadoradoras
poderiam desempenhar todas as funções no serviço ADSL, servindo neste caso
como provedores de acesso propriamente ditos, mas não o fazem por uma
resolução da Anatel baseada mais em quetões semânticas do que técnicas,
IMHO.

Mas mesmo que chamemos uma operadora de telefonia de provedor, ainda assim
não basta ao usuário de ADSL mudar de provedor, como você disse.
Simplesmente porque o serviço de ADSL está vinculado às mesmas áreas de
atuação das operadoras de telefonia fixa. Eu, por exemplo, não tenho como
contratar a Telefônica, ou a Vésper ou a Telemar para minha linha
telefônica, assim como não posso fazê-lo (por enquanto) para o acesso ADSL.
Minha única opção é a BrT. A GVT está entrando neste mercado aqui no Paraná,
mas sua atuação ainda é restrita. Neste ponto, eu concordo com o José
Roberto: nós praticamente saímos do monopólio público das antigas "teles"
para um monopólio privado.

[]s

Giordani