Re: [GTER] Brasil Telecom deixa usuários sem ADSL por mais de 72 horas

Jose Roberto B. Gimenez jroberto at unesp.br
Tue Apr 1 11:30:00 -03 2003

Não costumo responder a flames. Contudo, neste caso, o Abelardo Barbosa
fez uma colagem das minhas mensagens, o que mereçe uma correção. Do
contrário, pode parecer que eu disse algo fora do contexto.

Em certo ponto eu apenas mencionei o Lula, e surgiu isso!

>Dá um tempo !! O Presidente Lula é que nem seu
>empregador, meu caro.

Ora, ante o terror que o nome do Lula provocou neste senhor, tive razões
para crer que ele fosse correligionário da artista Regina Duarte, afinal
com este nome artístico que ele tem....

De qualquer forma, entendo que discutir políticas públicas de Telecom
neste forum é perfeitamente pertinente, pois é algo que influencia muito
nosso trabalho. No caso específico da Anatel, agora que estou com um pouco
de tempo, posso fazer um apanhado de suas trapalhadas. Vejamos:
1- O único setor que a meu ver mereceria uma urgente privatização era o de
telefonia celular, pois o país não possuía uma estrutura descente de
comunicação móvel. Tudo estava por fazer, e infelizmente foi feito errado.
Ao invés de se adotar um único padrão de telefonia celular digital para
todo o país, foram adotados os mais diversos. Hoje o país possui quatro
sistemas de telefonia celular e a interface entre eles é feita através do
sistema analógico. Como resultado, se você sai do seu estado, o telefone
entra em modo analógico e funciona por não mais que três horas. As vezes
basta sair de sua cidade para ficar sem comunicação. Se isto tivesse
ocorrido por acaso, seria fácil de entender, porém havia uma Agência
Reguladora planejando esta bobagem. E por que foi feito dessa forma? Por
interesse das empresas, que querem deter o monopólio de um único sistema.
Dessa forma, se você ficar descontente com sua operadora e quiser optar
pela outra, terá que jogar seu aparelhinho no lixo. Observe que foi
prevista a outra operadora com o objetivo de criar concorrência.
Entretanto, ela nem faz concorrência, nem soma nada de positivo ao
serviço: apenas replica infraestrutura.
2 - O setor de comunicação digital. Este praticamente não apresenta
problemas técnicos, pois toda a rede de telefonia já estava digitalizada
antes mesmo da privatização. O problema eram os preços das linhas que
estavam anormalmente e artificialmente caros no Brasil (de 6 a 10 vezes o
que deveria custar). Isto porque o monopólio estatal colocava os preços
que queria em seus serviços. Hoje, passados mais de seis anos da
privatização do setor, estes preços continuam rigorosamente iguais. Cadê a
tal concorrência, que deveria baixar os preços?
3 - O setor de telefonia. Estou até agora esperando a entrada da tal
empresa espelho que vai ser a concorrente da Telefônica e brigar para me
oferecer um serviço de melhor qualidade. Verdade seja dita, alguma coisa
melhorou. Pelo menos em São Paulo, é quase sempre possível comprar uma
linha telefônica na única operadora disponível. Acredito que este
resultado seria conseguido com esforço mínimo no sistema estatal,
especialmente se considerarmos os brutais aumentos que tiveram as tarifas
telefônicas no período de existência da Anatel. De qualquer forma, mudamos
de um monopólio estatal para um monopólio privado.
4 - Serviço de acesso à Internet. É bem conhecida nesta lista a forma como
as operadoras se beneficiam do provimento de acesso, sendo o usuário
obrigado a pagar um provedor por uma simples autenticação - dinheiro este
que, sabemos, acaba retornando para a operadora. Novamente, temos uma
Agencia Reguladora para normatizar esta operação, e ela sempre faz em
favor das operadoras e contra o cidadão.

Poderia continuar enumerando muitos outros desmandos desse Setor. Acho que
estes são suficientes para demonstrar que alguma coisa precisa ser mudada.
No Brasil, oferecer serviços de telecomunicação significa desabilitar
funções da central digital e depois vender para o usuário o desbloqueio
dessa função (caso do identificador de chamada), como se existisse algum
serviço nisso.