[GTER] Fw: [Dicas-L] Política Starone

Joao Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Thu Sep 26 01:12:00 -03 2002


Antes que alguém coloque isso em pauta: eu nao sou funcionário da 
StarOne, não tenho nenhum motivo para defende-la...

Segue mais comentários:

Giordani Rodrigues wrote:
> Já que a discussão continua rolando, aqui vai a terceira mensagem da Dicas-L
> sobre o assunto.
> 
> []s
> 
> Giordani.

...

>>From: Fernando M. Roxo da Motta <roxo at conectiva.com.br
>>To: Rubens Queiroz de Almeida <queiroz at ccuec.unicamp.br
>>Subject: Re: [Dicas-L] Absurdo: Resposta StarOne
>>
>>Queiroz,
>>
>>Se o email do Carlos Eduardo Silvino Moreira tivesse sido publicado eu
>>estaria incluindo-o nesta "consulta", mas talvez se tivesse sido publicado
>>ele estaria sendo inundado, como você deve estar sendo, por respostas com
>>este mesmo conteúdo.
>>
>>Pelo que entendi da explicação abaixo o problema se resume ao uso de um
>>proxy local.   Será que o Carlos Eduardo nunca ouviu falar do Squid ?

...  Varias baboseiras cortadas  ...

O cara falou muito e disse pouco.  Poderia ter parado por aqui.

O que ele não sabe é o tal proxy da StarOne (e StarBand, etc) não é um 
cache, mas um forwarder, enviando em avanço os objetos que serão 
necessários para ver um dado HTML, antes que os pedidos saiam.  É um 
pouco mais complicado que isso, mas rapidamente, é essa a idéia.

O motivo: A banda sainte é "cara", a entrante é "barata".  Mesmo que o 
usuário não chegue a usar o conteúdo recebido, na maioria das vezes é 
mais "lucrativo" (em termos de rendimento técnico operacional para a 
banda total agregada) do que deixar os requests sairem.  Como o "alvo" 
do servico é a navegação, isso pode resultar em ganhos muito altos.

>>Ou será que há algo além do "proxy server" no produto deles ?

Bingo...

E o produto não é da StarOne, é fornecido junto, em comodato, como o 
equipamento.  O "produto" da StarOne é o serviço de acesso.  Nem mesmo a 
a antena é sua, se eu entendi direito.


>>--------------------------------------------------------
>>Eduardo Maçan <macan at colband.com.br>

Grande Maçan!!!

>>Dizer que "Macintosh e Linux(sic)" são "proibidos" dá a entender
>>que o serviço até funciona sobre estes sistemas, mas vocês não
>>os desejam acessando seus serviços. Alguns outros representantes
>>da comunidade ao ficarem sabendo da situação chegaram a consultar
>>advogados sobre a legalidade deste tipo de exclusão, segundo a
>>interpretação acima. Ao que parece essa situação que é sugerida
>>chegaria a ferir o código de defesa do consumidor, eu não sou um
>>advogado, não posso afirmar isso, mas essa hipótese chegou a ser
>>levantada.
>>
>>Sugiro que ao invés de dizer que os sistemas são proibidos, a frase
>>seja substituida por "o serviço não é suportado pelos sistemas
>>GNU/Linux e Macintosh por exigir software especial, disponível
>>atualmente apenas para windows". Isso dá a medida exata da situação,
>>não ofende os usuários (e potenciais clientes) de seu serviço e dá
>>margem aos usuários de se manifestarem a favor de que se crie o
>>suporte para essas plataformas.

     Ele pegou o ponto.  Como eu já comentei nessa lista, o problema foi 
deixar marketeiro fazer esses textos...

                                         Jonny

-- 
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br





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