[GTER] Fw: [Dicas-L] Política Starone
Joao Carlos Mendes Luis
jonny at jonny.eng.br
Thu Sep 26 01:12:00 -03 2002
Antes que alguém coloque isso em pauta: eu nao sou funcionário da
StarOne, não tenho nenhum motivo para defende-la...
Segue mais comentários:
Giordani Rodrigues wrote:
> Já que a discussão continua rolando, aqui vai a terceira mensagem da Dicas-L
> sobre o assunto.
>
> []s
>
> Giordani.
...
>>From: Fernando M. Roxo da Motta <roxo at conectiva.com.br
>>To: Rubens Queiroz de Almeida <queiroz at ccuec.unicamp.br
>>Subject: Re: [Dicas-L] Absurdo: Resposta StarOne
>>
>>Queiroz,
>>
>>Se o email do Carlos Eduardo Silvino Moreira tivesse sido publicado eu
>>estaria incluindo-o nesta "consulta", mas talvez se tivesse sido publicado
>>ele estaria sendo inundado, como você deve estar sendo, por respostas com
>>este mesmo conteúdo.
>>
>>Pelo que entendi da explicação abaixo o problema se resume ao uso de um
>>proxy local. Será que o Carlos Eduardo nunca ouviu falar do Squid ?
... Varias baboseiras cortadas ...
O cara falou muito e disse pouco. Poderia ter parado por aqui.
O que ele não sabe é o tal proxy da StarOne (e StarBand, etc) não é um
cache, mas um forwarder, enviando em avanço os objetos que serão
necessários para ver um dado HTML, antes que os pedidos saiam. É um
pouco mais complicado que isso, mas rapidamente, é essa a idéia.
O motivo: A banda sainte é "cara", a entrante é "barata". Mesmo que o
usuário não chegue a usar o conteúdo recebido, na maioria das vezes é
mais "lucrativo" (em termos de rendimento técnico operacional para a
banda total agregada) do que deixar os requests sairem. Como o "alvo"
do servico é a navegação, isso pode resultar em ganhos muito altos.
>>Ou será que há algo além do "proxy server" no produto deles ?
Bingo...
E o produto não é da StarOne, é fornecido junto, em comodato, como o
equipamento. O "produto" da StarOne é o serviço de acesso. Nem mesmo a
a antena é sua, se eu entendi direito.
>>--------------------------------------------------------
>>Eduardo Maçan <macan at colband.com.br>
Grande Maçan!!!
>>Dizer que "Macintosh e Linux(sic)" são "proibidos" dá a entender
>>que o serviço até funciona sobre estes sistemas, mas vocês não
>>os desejam acessando seus serviços. Alguns outros representantes
>>da comunidade ao ficarem sabendo da situação chegaram a consultar
>>advogados sobre a legalidade deste tipo de exclusão, segundo a
>>interpretação acima. Ao que parece essa situação que é sugerida
>>chegaria a ferir o código de defesa do consumidor, eu não sou um
>>advogado, não posso afirmar isso, mas essa hipótese chegou a ser
>>levantada.
>>
>>Sugiro que ao invés de dizer que os sistemas são proibidos, a frase
>>seja substituida por "o serviço não é suportado pelos sistemas
>>GNU/Linux e Macintosh por exigir software especial, disponível
>>atualmente apenas para windows". Isso dá a medida exata da situação,
>>não ofende os usuários (e potenciais clientes) de seu serviço e dá
>>margem aos usuários de se manifestarem a favor de que se crie o
>>suporte para essas plataformas.
Ele pegou o ponto. Como eu já comentei nessa lista, o problema foi
deixar marketeiro fazer esses textos...
Jonny
--
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br
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