[GTER] Linux e Mac proibidos na StarOne

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Mon Sep 23 17:53:01 -03 2002

| Além disso, a montadora não o proíbe de fazer o que bem entender com o
| carro. Você pode pintá-lo da cor que quiser, transformá-lo numa floreira
| gigante, ou jogá-lo dentro da piscina e deixar lá como uma  bizarra
| decoração.

Essa idéia, tal qual a do óleo de mamona do Durval, muito provavelmente
implicam em perda da garantia... assim, a montadora está cerceando o que
você pode fazer com o que ela produz.

Vale reparar que na Star One o equipamento de acesso é cedido em comodato, o
que pode ser usado para estabelecer usos aceitáveis ou não de tal
equipamento.

| Não fosse isso, os serviços de Internet via satélite sofrem do mesmo
| problema do ADSL, que tem sido alvo de processos por parte de
consumidores.

Boa parte desses processos tem fundamentação fraca e vão ser derrubados
pelas teles... existem diversos aspectos nefastos no modelo de negócios do
ADSL, mas eu ainda não vi algum dos processos pegando neles. A maioria se
pega nos argumentos que as teles dão para seus clientes de porque o modelo é
assim; esses argumentos são bem furados, mas até que eles sejam proferidos
em juízo, não refletem a real ideologia das teles.

| Para ter acesso à Internet via satélite, você precisa pagar não só a Star
| One, mas também um dos provedores associados, que por enquanto são apenas
| iG, Uol e Terra.

Em alguns casos a Star One só recebe diretamente do usuário pelo equipamento
de acesso. O serviço de acesso é pago apenas ao provedor, no SuperiG e no
Terra Plus. Não é quem recebe quanto do usuário que determina se é ou não
uma venda casada, mas a real composição dos serviços e de quem no final fica
com quanto.

Rubens